05/11/2022 às 14:06, atualizado em 05/11/2022 às 14:26

GDF Presente nivela mais de 3 km de vias rurais no Riacho Fundo 2

Serviço é essencial para preparar as pistas para o período de chuvas, facilitando o escoamento da produção agrícola

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

As estradas de terra vicinais do Caub I e II, no Riacho Fundo 2, estão sendo preparadas para enfrentar a temporada de chuvas. Uma ação do programa GDF Presente e da administração regional já utilizou cerca de 60 toneladas de resíduos da construção civil (RCC) nas vias nos últimos dias. O material é doado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e usado em todo o DF para nivelamento e renovação das estradas rurais.

[Olho texto=”“É importantíssima a vinda das máquinas. Isso nos dá mobilidade, acessibilidade e o transbordo da produção”” assinatura=”Franklin de Moura, morador e líder comunitário” esquerda_direita_centro=”direita”]

A previsão inicial é que uma extensão de 3 km de pistas, algumas bem esburacadas, sejam renovadas. Mas, de acordo com a Gerência de Obras da administração local, esse total pode chegar a até 5 km, a depender do clima. Um serviço considerado imprescindível e que trouxe tranquilidade ao morador e líder comunitário Franklin de Moura, 57 anos.

“É importantíssima a vinda das máquinas. Isso nos dá mobilidade, acessibilidade e o transbordo da produção”, opina Franklin. “Aqui no Caub, temos uma forte produção de hortaliças, de frango caipira, ovos, frutas, e já tivemos muitas dificuldades com buracos, atolamentos, etc. Agradeço demais ao GDF.”

GDF Presente e administração regional já utilizaram cerca de 60 toneladas de resíduos da construção civil (RCC) nas vias do Riacho Fundo 2 nos últimos dias | Foto: Divulgação/GDF Presente

A área rural do Caub fica a cerca de 7 km da região central do Riacho Fundo 2. E, ali, uma escola também atende os moradores da região. “As melhorias na estrada são essenciais não só para os agricultores familiares. Temos ainda os moradores e estudantes do Centro Educacional Agrourbano Ipê, que transitam por lá diariamente e usam os ônibus escolares”, aponta o administrador da cidade, Rafael Mazzaro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O trabalho é coordenado pelo Polo Sul do GDF Presente e conta com a mão de obra de dez operários. Entre eles estão cinco reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Na última visita de representantes do polo ao Caub, em setembro, foi executada também a limpeza das bacias d’água. Desta vez, o foco é recuperar totalmente as vias para o conforto da população.

GDF Presente nivela mais de 3 km de vias rurais no Riacho Fundo 2