05/11/2022 às 16:00

Grupos de bikers se reúnem para grande passeio no Riacho Fundo 2

Encontro para “trilheiros” de todo o DF tem o objetivo de promover uma interação entre os ciclistas. Será a oportunidade de praticar um esporte e curtir a natureza

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Este domingo (6) é dia de pedalar e curtir a natureza no Riacho Fundo II. A cidade recebe o 57º Encontro de Grupos de Mountain Bike do DF, com a participação de ‘trilheiros’ de toda a capital. O percurso de 27 km sairá da administração regional e se estenderá pela Trilha dos Tonéis. Realizado mensalmente, o passeio reveza as cidades e conta com a participação de grupos de ciclismo de várias regiões.

Com percurso de 27 km, passeio terá baixo nível de dificuldade e vários pontos de hidratação para os participantes | Foto: Divulgação / Ascom Riacho Fundo II

Esta etapa tem como anfitriões três pelotões do Riacho – o Amigos do Pedal do Riacho Fundo II, Catraqueiros de Aço e Ciclistas do Riacho. Eles receberão os colegas de bike de cidades como Ceilândia, Núcleo Bandeirante e Jardins Mangueiral. “O principal objetivo não é só fazer uma trilha, mas a interação entre os grupos, muitos nunca vieram pedalar aqui na nossa cidade”, explica a coordenadora do Amigos do Pedal, Lucélia Chimenes, 43 anos.

O último encontro foi em Planaltina, no final de setembro, e os organizadores vão manter a tradição de buscar bons percursos e atrair mais participantes. “Temos pelo menos uns 70 grupos de pedal ativos na cidade. É gente de todo canto e cada um organiza a sua etapa”, diz Lucélia. “Já temos mais de 400 inscritos para esse passeio de domingo. Uma oportunidade de praticar o esporte e curtir a natureza também”. A trilha será feita uma parte no asfalto e outra na área verde. A largada será às 8h.

Segundo passeio da RA este ano

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para os participantes, haverá um café da manhã para “carregar as baterias” antes do passeio e sorteio de brindes ao final. O nível de dificuldade é baixo e há paradas para hidratação também. “Tivemos um ótimo passeio aqui no Riacho 2 em abril em homenagem ao aniversário da cidade. E, agora, esperamos ainda mais gente no encontro”, relembra o administrador Rafael Mazzaro, que também vai pedalar com os grupos.

A rota é uma trilha rural entre o Caub 2 e o Park Way e leva este nome pela presença de dois tonéis de água em sua área. Segundo Mazzaro, o rolê de bike é também uma forma de inclusão da população. “Além da prática do esporte, que é muito saudável, é a oportunidade da família pedalar junto do evento”, diz. “A bicicleta é um veículo ‘limpo’ – que não polui a natureza – e, assim, incentivamos os moradores a usá-la também para se locomover em nossa cidade”, conclui.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas aqui.