07/11/2022 às 15:03, atualizado em 07/11/2022 às 15:27

Arte toma conta de abrigos do transporte público do Riacho Fundo

Projeto Pintura nas Paradas enfeita pontos de ônibus da cidade com desenhos coloridos; trabalho é feito de forma voluntária por artistas selecionados pela administração da cidade

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Sair de casa, andar alguns metros, parar no ponto de ônibus e esperar a condução. A rotina matinal da psicóloga Andrea Cristina Carvalho, 37 anos, pode ser a mesma há tempos. Mas, de 2020 para cá, o cotidiano como usuária de transporte público no Riacho Fundo ganhou novas cores.

A psicóloga Andrea Carvalho comemora a ação: “É um carinho com a comunidade” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Várias paradas de ônibus da minha cidade ganharam pinturas coloridas”, comenta Andrea. “Ter um ponto bem-conservado, por si só, já é muito importante. Agora, se o espaço for colorido, mostrar uma paisagem bonita… A espera pelo coletivo fica muito mais agradável. É um carinho com a comunidade.”

[Olho texto=”Interessados em participar do projeto podem entrar em contato direto com a Administração do Riacho Fundo” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Pintura nas Paradas, projeto pioneiro da Administração Regional do Riacho Fundo, já embelezou 14 dos 22 pontos de ônibus da cidade – um trabalho voluntário feito por jovens artistas do Distrito Federal. São obras inspiradas não só em paisagens icônicas da capital, mas também em momentos importantes vividos pela população.

Ideia da comunidade

“No auge da pandemia de covid-19, as pinturas homenageavam os profissionais de saúde; recentemente, no Outubro Rosa, algumas artes chamam a atenção para a prevenção do câncer de mama”, conta a administradora do Riacho Fundo, Ana Lúcia Melo. “Também temos muitas paradas que retratam monumentos de Brasília, como a Catedral Metropolitana.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A ideia de colorir os pontos de ônibus veio da própria comunidade, como forma de desestimular a ação de vândalos. Os artistas que tiverem interesse em participar do projeto podem procurar a Administração Regional do Riacho Fundo pelo telefone (61) 99125-9584. “Fornecemos todo o material necessário para fazer a arte”, avisa Ana Lúcia.

O pedreiro Matheus Vinícius de Sousa, 24 anos, foi um dos artistas escolhidos para enfeitar as paradas. Conquistou a chance ao mostrar os desenhos que faz para um servidor da administração. “Chamei o meu irmão para me ajudar e levamos um dia inteiro para pintar a Ponte JK”, relembra. “Fico muito orgulhoso de ver meu trabalho assim, exposto para tantas pessoas”.

Arte toma conta de abrigos do transporte público do Riacho Fundo