07/11/2022 às 20:02

Divulgados beneficiários da segunda edição do CNH Social

Programa do Detran em parceria com a Sejus se consolida como pioneiro e abre portas do mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou nesta segunda-feira (7) a lista dos beneficiários da segunda edição do Programa Habilitação Social, destinado à formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores.

A iniciativa, que recebeu 29.262 inscrições, é realizada em parceria com as secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Desenvolvimento Social (Sedes) e disponibilizará até 5 mil vagas a pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico.

A segunda edição do Programa Habilitação Social recebeu 29.262 inscrições de pessoas em vulnerabilidade social interessadas na formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores | Foto: Divulgação / Detran-DF

A Sejus foi responsável pela seleção das pessoas que se inscreveram nos critérios Negro, Pardo, Indígena ou Transexual. Se você foi convocado pela Sejus, apresentou a documentação solicitada, mas não foi selecionado(a) pelas bancas de heteroidentificação, o prazo para interposição de recurso é de 7 a 11 de novembro de 2022, por meio dos e-mails: cnh.subdhir@sejus.df.gov.br e/ou cnhsocial.sejus@gmail.com.

A consulta do resultado será individual e deve ser realizada direto no Portal de Serviços do Detran, por meio do link portal.detran.df.gov.br, na aba Habilitação e na opção Carteira de Habilitação Social.

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, o Programa de Habilitação Social do GDF, em sua segunda edição, “se consolida como um projeto pioneiro, visto que também abre portas ao mercado de trabalho para as pessoas em vulnerabilidade social.”

O cidadão contemplado no Programa Habilitação Social de 2022 deverá agendar a coleta biométrica para atendimento entre os dias 16/11 e 16/12. A marcação prévia poderá ser feita pelo aplicativo Detran Digital (Detran-DF) ou ainda pelo Portal de Serviços, a partir desta segunda-feira (7).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No dia e hora agendados para a biometria, os selecionados deverão apresentar os seguintes documentos:
I – Cadastro de Pessoa Física (CPF)
II – Carteira de identidade ou equivalente
III – Comprovante de endereço
IV – Certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação que comprove estar cursando ou ter concluído os três anos do Ensino Médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas
V – Comprovante de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Após a coleta biométrica, os candidatos selecionados terão o prazo de 40 dias para realizar os exames médicos e psicológicos em uma clínica participante do programa e, após o recebimento do resultado dos exames, se considerado apto, o prazo para matricular-se em um Centro de Formação de Condutores é de 30 dias.

*Com informações do Detran-DF