11/11/2022 às 13:40

Comédia sobre amor será encenada em comércios do Cruzeiro neste sábado (12)

Com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), ‘Reivax X’ será apresentada para os frequentadores do Cruzeiro Center e da Feira Permanente do Cruzeiro

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Quem estiver neste sábado (12) no Cruzeiro Center ou na Feira Permanente do Cruzeiro terá uma surpresa boa. Os locais se transformarão em palcos para a encenação do espetáculo Reivax X –Uma comédia de amor mudo. Com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), as apresentações são gratuitas.

[Olho texto=”“Ele começa empurrando uma caixa, revela a história de um grande encontro da vida dele que acaba não acontecendo e depois retorna para buscar, entre o público, o amor. As pessoas costumam ficar apaixonadas, porque é um personagem muito cativante”” assinatura=”Magno Assis, ator” esquerda_direita_centro=”direita”]

Tragicômica e sem falas, a peça retrata a história de um homem sensível, romântico e solitário que busca uma pessoa para ser feliz ao lado dele. O espetáculo é feito todo pelo ator Magno Assis, acompanhado apenas de uma casinha móvel e de uma caixa de som.

“Ele começa empurrando uma caixa, revela a história de um grande encontro da vida dele que acaba não acontecendo e depois retorna para buscar, entre o público, o amor. As pessoas costumam ficar apaixonadas, porque é um personagem muito cativante”, afirma o protagonista.

A montagem foi apresentada pela primeira vez na capital federal em 2010, com uma temporada no Teatro Goldoni e em feiras e praças de Taguatinga, Ceilândia, Planaltina e Sobradinho | Fotos: Humberto Araújo/Divulgação

A apresentação tem duração de 40 minutos. Mas, 15 minutos antes da encenação, o protagonista costuma circular pelos espaços interagindo com o público e fazendo um convite para assistir à intervenção. Esse primeiro momento já faz parte da experiência. “Nosso desafio é buscar pontos de vínculos com os transeuntes”, explica a diretora e colaboradora de dramaturgia, Ana Flávia Garcia.

Para o protagonista, o sucesso da narrativa se deve ao enredo que reforça o amor em tempos de ódio. “É uma comédia de amor muda, por não ter falas, mas também muda por ser algo que muda as pessoas”, analisa.

A decisão por encenar agora o espetáculo no Cruzeiro tem a ver com as raízes do ator, que é morador da região administrativa

Já a diretora destaca as diversas nuances da montagem. “É um personagem cheio de maneirismo e uma história que trabalha a perspectiva da rotina. Além disso, é um espetáculo todo musical, em cima da trilha sonora. Não usamos a palavra falada, mas a música dá o clima da narrativa. É o equipamento de segurança para o performer fazer contato com o público”, diz.

[Olho texto=”“Gosto de escolher lugares que têm pouco acesso ao teatro. Gosto de ir aonde o povo está. Isso me encanta bastante”” assinatura=”Magno Assis, ator” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Espaço para cultura

A narrativa foi inspirada em outras apresentações de Magno Assis nas ruas, com palhaçaria e intervenção urbana. A montagem foi apresentada pela primeira vez na capital federal em 2010, com uma temporada no Teatro Goldoni e em feiras e praças de Taguatinga, Ceilândia, Planaltina e Sobradinho. Esta é a terceira vez que o projeto conta com os recursos do FAC para garantir mais uma turnê. Na anterior, o ator circulou por estações de metrô.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Sempre tive o apoio do FAC. Se não houvesse esse apoio, não estaria fazendo mais uma temporada porque é um espetáculo que não é de um artista só, temos uma geração de emprego gigantesca, com figurinista, cenógrafo, músico, cinegrafistas, um monte de gente”, comenta Magno de Assis, protagonista e idealizador da peça.

A decisão por encenar agora no Cruzeiro tem a ver com as raízes do ator, que é morador da região administrativa. A ideia dele foi levar à própria comunidade um pouco mais de cultura. “Gosto de escolher lugares que têm pouco acesso ao teatro. Gosto de ir aonde o povo está. Isso me encanta bastante”, classifica.

Serviço

Reivax X – Uma comédia de amor mudo, com Magno Assis
Em 12 de novembro (sábado), às 12h30, no Cruzeiro Center, e às 16h30, na Feira Permanente do Cruzeiro (Feira do Artesão)
Gratuito e livre para todos os públicos