Fale com o Governo Ações em Destaques

11/11/22 às 19:12, Atualizado em 12/11/22 às 14:28

Metrô e ônibus alteram funcionamento para atender público do Enem

Também na segunda-feira (14), com o ponto facultativo para os servidores públicos, e o feriado de terça (15), haverá mudança no serviço de linhas de ônibus e trens

Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O transporte público do Distrito Federal atuará de forma ampliada e estendida nos dias 13 e 20 de novembro em função das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida visa beneficiar os estudantes que necessitam usar o transporte coletivo.

“A área de planejamento faz esse monitoramento e reforça as linhas onde vai ter execução de provas na cidade para que quem precise usar o transporte coletivo tenha uma oferta maior, podendo vir fazer sua prova com um pouco mais de conforto e comodidade” Valter Casimiro, secretário de Transportes e Mobilidade

Também na segunda-feira (14), com o ponto facultativo para os servidores públicos, e o feriado nacional na terça-feira (15), haverá alterações no funcionamento das linhas de ônibus e de metrô no DF.

Para atender a demanda dos cerca de 62 mil estudantes que vão prestar o exame do Enem, o Metrô funcionará uma hora a mais neste e no próximo domingo, indo das 7h às 20h. No caso dos ônibus, haverá um reforço de viagens nas linhas que atendem os locais de prova.

O aumento da circulação dos coletivos será a partir das 10h, devido à abertura dos portões marcada para as 12h, e depois a partir das 17h, com o término da prova. As linhas podem ser consultadas no site DF no Ponto. O serviço de transporte semiurbano – as linhas do Entorno – terá operação normal.

As empresas operadoras dos ônibus vão ampliar o atendimento conforme a demanda. Não há previsão legal para uso do passe livre estudantil nos deslocamentos para as provas do Enem.

O Metrô funcionará das 7h às 20h nos dias 13 e 20 | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“O governo sempre atuou de forma proativa quando há demandas desse tipo, colocando mais ônibus à disposição. A área de planejamento faz esse monitoramento e reforça as linhas onde vão ter execução de provas na cidade para que quem precise usar o transporte coletivo tenha uma oferta maior, podendo vir fazer sua prova com um pouco mais de conforto e comodidade”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro Silveira.

Ponto facultativo e feriado

Devido ao feriado da Proclamação da República, na terça-feira, o governo federal e o GDF decretaram ponto facultativo para os servidores públicos na segunda-feira. Por conta disso, no dia 14, as empresas de ônibus vão operar com a tabela horária de dia útil. E, no dia 15, os ônibus circularão nos horários da tabela de domingo.

Já o Metrô, terá funcionamento será normal na segunda-feira, das 5h30 às 23h30. No feriado de terça-feira (15), os trens terão viagens das 7h às 19h.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF

Últimas Notícias