11/11/2022 às 15:56

Túnel de acesso ao Aeroporto passa a se chamar Engenheiro Dalmo Rebello

Novo nome é uma referência ao profissional mineiro que atuou em diversas construções viárias da capital federal

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta sexta-feira (11), foram instaladas as placas com o novo nome do túnel de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, que passou a se chamar Túnel Engenheiro Dalmo Rebello. O nome é uma homenagem do Governo do Distrito Federal (GDF) ao engenheiro mineiro Dalmo Rebello, que, durante 55 anos, participou ativamente de importantes construções viárias da capital federal.

No centro, o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior, ao lado da viúva de Dalmo Rebello, Marlene Gissoni, e de familiares do engenheiro | Foto: Divulgação/DER

“É importante reconhecer o trabalho de pessoas que lutaram pela coletividade e para melhorar a nossa cidade”, declarou o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior. “Ficamos muito felizes com essa homenagem, porque tivemos o privilégio de trabalhar com o Dalmo, que nos dava aula todos os dias, sempre nos apontando soluções inovadoras para os problemas viários da cidade.”

Carreira

Dalmo Rebello veio para Brasília em 1964 e atuou em importantes obras viárias | Foto: Arquivo da família

Nascido em 1939 em Pouso Alegre (MG), Dalmo Rebello formou-se no Instituto Eletrotécnico de Itajubá (MG), em 1963. No ano seguinte, mudou-se para Brasília e começou a trabalhar na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), no Departamento de Força e Luz. Em 1968, foi transferido para a Companhia de Eletricidade de Brasília (CEB), onde atuou como diretor de distribuição, de 1982 a 1985, e lá permaneceu até se aposentar.

Na CEB, foi responsável pelos projetos de distribuição de energia elétrica e de iluminação pública de Taguatinga, Gama, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Guará, Guará II, Setor de Indústria e Abastecimento, Lago Sul, Lago Norte, Park Way e de várias superquadras do Plano Piloto.

Dalmo atuou diretamente em outros projetos de grande relevância para Brasília – como o sistema binário nas avenidas W4 e W5 Sul e Norte, a mão dupla no viaduto da L2 Norte em frente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), travessias no canteiro central da W3 Sul e L2 Sul, estacionamentos nas entrequadras 300 Sul (Via W1) e 200 Sul (Via L1). Também participou ativamente da idealização de importantes obras, como os túneis sob o Balão do Aeroporto e sob a Praça do Buriti (ligando Epig à Epaa) e o anel viário do Distrito Federal, que passa pelos estados de GO e MG. 

O engenheiro trabalhou ainda na Secretaria de Obras, de 1988 a 1995 e de 1998 a 2010; e, na Secretaria de Transportes, de 2011 a 2015. Nesses períodos, apresentou soluções para melhorar o trânsito de Brasília. Em março de 2019, Dalmo Rebello faleceu de leucemia, após um ano de luta contra a doença.

Além do presidente do DER, participaram da cerimônia de colocação da nova placa do túnel a viúva do homenageado, Marlene Gissoni, e seus filhos Dalmo Júnior, Elza, Paula Gissoni e Ricardo.

*Com informações do DER