12/11/2022 às 11:56, atualizado em 12/11/2022 às 12:39

Escultura de bike em aço reverencia o esporte no Lago Norte

Obra do artista Darlan Rosa foi fincada em frente à entrada do Núcleo Rural Córrego do Urubu para marcar o acesso às Ecotrilhas Serrinha do Paranoá

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Uma bela escultura de uma bicicleta agora é um símbolo do esporte no Lago Norte. Fincada em frente à entrada do Núcleo Rural Córrego do Urubu – no setor de mansões do bairro –, a peça marca o acesso às ecotrilhas, trajetos muito usados pelos amantes da bike e das caminhadas. Com 2,5 m de altura e feita em aço-carbono, a escultura é de autoria de Darlan Rosa, pintor e escultor conhecido na capital e criador do simbólico personagem Zé Gotinha.

Com 2,5 m de altura, escultura marca o acesso às ecotrilhas, trajetos muito usados por amantes de bike e caminhadas | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Bike Serrinha, além de embelezar a região administrativa, marca a entrada das Ecotrilhas Serrinha do Paranoá, conjunto que reúne quatro trilhas rurais e até uma cachoeira na área de campo do Lago Norte. O projeto é de Darlan e foi feito em parceria com a ONG Ocas do Sol.

Interação com a natureza

“Fiz um ciclista envolvido em flores para demonstrar o cuidado que as pessoas devem ter com o meio ambiente”, relata o artista, que conta pedalar diariamente há mais de 20 anos. “Ao invés de colocar a placa, você lança ali um monumento que comunica melhor. E bicicleta é algo fantástico” , opina.

O criador da obra, Darlan Rosa, é pintor e escultor conhecido na capital e criador do personagem Zé Gotinha

A inauguração, no final de setembro, contou com a participação do grupo de ciclismo Batom Bikers Bsb. A turma do pedal, com cerca de 50 integrantes, prestigiou e elogiou o ponto que também sinaliza a entrada do percurso frequentado por eles.

“Ficou lindíssima, é um ponto de referência para nós do ciclismo. Além de simbolizar o esporte e a natureza, chama a atenção para as ecotrilhas que estão ali na frente”, pontua a coordenadora do grupo Maria Regina Teixeira, 61 anos.

Para o administrador do Lago Norte, Anderson Tolêdo, o monumento é um presente para a região administrativa. “Além do que, incentiva a prática do esporte e pode ser visto por moradores do Paranoá, Varjão, Itapoã, que passam por aqui e podem parar para conhecer o local”, finaliza.

Escultura de bike em aço reverencia o esporte no Lago Norte