12/11/2022 às 14:24, atualizado em 12/11/2022 às 14:51

Parque da Cidade ganha segunda horta comunitária

Nova plantação está localizada no Estacionamento 10 e terá 16 canteiros. Alimentos colhidos nas duas hortas serão distribuídos gratuitamente para a comunidade e instituições beneficentes

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Uma nova horta comunitária está sendo desenvolvida no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. O segundo espaço localiza-se no Estacionamento 10, entre o lago e a pista de cooper, e terá 16 canteiros, cada um com 6 m de comprimento. A aração do solo está sendo finalizada e, na próxima semana, começa o plantio de hortaliças.

[Olho texto=”“Recebemos muitos elogios e respostas positivas das pessoas sobre a primeira horta, então decidimos criar a segunda. Nosso objetivo é que todos os frequentadores do parque tenham a oportunidade de criar um laço com o espaço público”” assinatura=”Carlos Bougleux, administrador do Parque da Cidade” esquerda_direita_centro=”direita”]

A primeira horta nasceu em julho deste ano, no Estacionamento 13. O administrador do Parque da Cidade, Carlos Bougleux, conta que o projeto-piloto surgiu para ocupar áreas vazias com potencial de uso da comunidade e, devido ao sucesso, seguiu adiante.

“Recebemos muitos elogios e respostas positivas das pessoas sobre a primeira horta, então decidimos criar a segunda. Nosso objetivo é que todos os frequentadores do parque tenham a oportunidade de criar um laço com o espaço público”, afirma Bougleux.

Duas colheitas já foram realizadas na primeira horta do parque – em setembro e outubro – e distribuídas para a comunidade | Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Já foram realizadas duas colheitas na primeira horta do parque – em setembro e outubro – e distribuídas para a comunidade. Alimentos como rúcula, chicória, couve, espinafre, alface crespa, lisa e roxa, coentro, cebolinha, agrião, espinafre, salsa, coentro, hortelã e cheiro verde foram colocadas em uma mesa para que pessoas pudessem pegar à vontade.

[Olho texto=”As sementes das duas hortas são doadas pela comunidade e encaminhadas a um viveiro parceiro, que produz as mudas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As próximas colheitas serão divididas entre os frequentadores e seis instituições beneficentes, selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Um terço dos alimentos será distribuído aos cidadãos e o restante, às entidades.

Participação popular

As sementes das duas hortas são doadas pela comunidade e encaminhadas a um viveiro parceiro, que produz as mudas. “Recebemos as mudas prontinhas, gratuitamente. Depois, fazemos o plantio e a colheita com a ajuda das pessoas”, explica o assessor técnico da administração do parque, Hermes Mariano.

Quer participar dos processos da horta, como rega, plantio e colheita? Basta entrar em contato com a administração do Parque da Cidade presencialmente ou pelas redes sociais

Para participar dos processos da horta, como rega, plantio e colheita, basta entrar em contato com a administração do Parque da Cidade presencialmente ou pelas redes sociais. As pessoas interessadas dividirão as tarefas com os funcionários e cinco reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A psicóloga Weslaine Souza, 53 anos, descobriu as hortas comunitárias do parque durante um passeio com os cachorrinhos de estimação. Moradora da Asa Sul, ela conta que pretende separar um tempinho pela manhã para participar dos cuidados com a plantação.

“É uma iniciativa louvável, aumenta o contato das pessoas com a natureza. Acho inclusive que toda área pública poderia reservar um espaço para cultivo de hortaliças e compartilhar com a população local, seria muito interessante”, comenta ela.

Parque da Cidade ganha segunda horta comunitária