13/11/2022 às 16:02, atualizado em 14/11/2022 às 14:10

Mais de 4 km de estradas de terra reformados no Jardim Botânico

Os serviços atendem antigas necessidades de moradores dos núcleos rurais do Tororó e Barreiros; operações utilizaram cerca de 40 toneladas de resíduos da construção civil (RCC)

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Cerca de 4,5 km de estradas rurais do Jardim Botânico foram reformados esta semana pelo programa GDF Presente. Com a intensificação das chuvas, os núcleos rurais do Tororó e Barreiros receberam os serviços de terraplanagem e compactação, com o objetivo de manter as pistas transitáveis. Um serviço solicitado via Ouvidoria do GDF por moradores das duas regiões.

As vias reformadas das comunidades do Tororó e Barreiros receberam mais de 40 toneladas de resíduos da construção civil (RCC) | Foto: Divulgação / GDF Presente

No Barreiros, foram 3 km de pistas vicinais renovadas. Vias por onde passam o transporte escolar para atender a crianças que estudam no Centro de Ensino Fundamental Jataí, localizado na região. Já no Tororó, foram executados mais 1,5 km de reparos pelas equipes da administração regional e do Polo Leste do programa. Cerca de 40 toneladas de resíduos da construção civil (RCC) foram assentados nas estradas de terra.

“Aqui no Barreiros 1 e 2 temos 12 km de estradas de terra. E o reparo das vias está sendo realizado nos pontos mais críticos. Fizemos o pedido à administração regional justamente para reduzir os estragos causados pela chuva e preservar a segurança de nossa comunidade”, explicou o presidente da associação de moradores do bairro, Washington Melo. Segundo ele, foi feito um levantamento dos trechos mais danificados e repassado à administração.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o coordenador do polo, Leandro Cardoso, uma pá carregadeira, uma motoniveladora e três caminhões foram usados na ação. Ele explica que o trabalho foi suficiente para manter as pistas em boas condições. “A chuva vem aumentando bastante e aparecem as erosões. Então, fizemos o nivelamento para facilitar a passagem dos veículos em geral”, pontua Cardoso.

De acordo com o administrador do Jardim Botânico, José Elias de Jesus, são duas regiões de grande movimento e onde é necessária toda atenção à escola. “No Tororó, as vias dão acesso aos condomínios Le Jardin. E temos também a escolinha, que fica às margens da DF-140 e na qual os ônibus precisam trafegar sem problemas para levar os alunos. São serviços essenciais”, finaliza.

Mais de 4 km de estradas de terra reformados no Jardim Botânico