18/11/2022 às 19:54, atualizado em 18/11/2022 às 20:04

Feira literária leva cultura e arte a moradores do Paranoá

Promovido com recursos do FAC, evento é realizado na área do restaurante comunitário e conta com programação para adultos e crianças

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O Restaurante Comunitário do Paranoá vai receber boas doses de cultura neste fim de semana. Nesta sexta-feira (18) e sábado (19), a área externa da unidade recebe a I Feira Literária do Paranoá. Além de um sebo com obras diversas, a programação inclui sarau, lançamento de livro, música e entretenimento para a criançada. A iniciativa é de agentes culturais da cidade e conta com recursos da ordem de R$ 40 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Alunos da Escola Classe 2 do Paranoá participam da I Feira Literária do Paranoá | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A sexta-feira – dedicada à programação infantil – foi dia de lançamento de um livro de autoria da meninada da Escola Classe 2 da região administrativa. Alunos do 3º ano do ensino fundamental resgataram a história da cidade onde vivem por meio de poesia e desenhos. Bem-vindos ao Paranoá foi apresentado aos curiosos ali presentes, sob a supervisão da docente Ana Maria Pinheiro.

Larissa de Jesus, 8 anos, é uma das redatoras do livro ‘Bem-vindos ao Paranoá’: “Aprendi a importância do Paranoá, que tinha um lago aqui há muito tempo”

Uma das redatoras foi Larissa de Jesus, 8 anos. “Aprendi a importância do Paranoá, que tinha um lago aqui há muito tempo. E que as mulheres lavavam roupa e tomavam banho no lago. Não tinha casas no começo, só barracos”, conta. “O mais legal foi desenhar para o livro também”, diz a garotinha. “Esse resgate foi muito importante e eles ficaram surpresos ao conhecer a história da cidade, desde a antiga Vila Paranoá”, afirma a coautora e professora Ana Maria.

O motorista de aplicativos Eduardo Borges, 63 anos, foi à feira e olhou alguns livros no sebinho: “Cultura é sempre importante, torna as pessoas mais inteligentes e ajuda a acalmar também”

Após almoçar a tradicional feijoada no restaurante, o motorista de aplicativos Eduardo Borges, 63 anos, passou ali e olhou alguns livros no sebinho. “Eu gosto muito de ler e me interessei em olhar. Cultura é sempre importante, torna as pessoas mais inteligentes e ajuda a acalmar também”, riu.

Uma das organizadoras do encontro, a escritora Cleudes Pessoa frisou a importância de levar cultura para onde a comunidade está. “O restaurante comunitário é muito frequentado, pois é onde as pessoas vêm comer a um preço acessível. E, aqui, elas podem absorver um pouco de cultura, saber mais sobre o Paranoá e ainda ver o que as crianças produzem nas escolas”, aponta ela.

Uma das organizadoras do encontro, a escritora Cleudes Pessoa destacou a importância de levar cultura para onde a comunidade está

A programação será variada e se encerra no sábado com a apresentação da cantora pernambucana Mestra Martinha do Coco. Confira abaixo:

Programação – Sábado (19/11)

13h – Lançamento dos livros Reencantar, de Vinícius Borba; Memória das Abaetés – Exercício datilográfico nº 13, de Edivar Noronha;
14h – Sarau com palco aberto para poetas presentes;
15h – Lançamento de livros: Poética da Cura, de Cleudes Pessoa; Paranoá: Aurora de Brasília, de Delsione Silva.
16h – Show de Mestra Martinha do Coco

Durante todo o dia, haverá exposição e comercialização de livros e cordéis – sebos locais, Editora Aldeia das Palavras e obras de Keyane Dias, Davi Melo e J. Almir, Goári, Ricardo Caldeira, Nanda Fer Pimenta.

Feira literária leva cultura e arte a moradores do Paranoá