21/11/2022 às 12:58, atualizado em 21/11/2022 às 16:53

Fórum discute boas práticas de gestão na administração pública

Evento realizado pela Controladoria-Geral do DF será realizado nesta quarta-feira (23), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Distrito Federal

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Aplicar o conceito de governança à realidade da administração pública tem sido um desafio enfrentado pelos servidores públicos. Este será um dos assuntos debatidos no Fórum de Governança da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), que ocorre nesta quarta-feira (23), das 9h às 18h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional do Distrito Federal (SEPN 516, Lote 7, Bloco B – Asa Norte, Brasília-DF). Outro tema que será abordado é a governança de dados, que, quando bem-estruturada, pode aprimorar os processos de tomadas de decisões e de gestão de riscos.

[Olho texto=”“Esse tema contribui para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e ainda está ligado ao interesse dos cidadãos e à proteção de seus direitos”” assinatura=”Daniel Lima, controlador-geral do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Esse tema contribui para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e ainda está ligado ao interesse dos cidadãos e à proteção de seus direitos”, lembra o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, que ressalta a importância de todos os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) participarem do Fórum. “É uma oportunidade de ampliarmos nossos conhecimentos nessa área e trocarmos experiência para que a governança seja aprimorada no governo.”

Na administração pública, a governança diz respeito a um conjunto de mecanismos que tem por objetivo avaliar, direcionar e monitorar a atuação do gestor, visando garantir a prestação de serviços públicos de qualidade e de interesse da sociedade.

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que traz como objetivos as questões ambiental, social e da governança, conhecida pela sigla ESG – em inglês environmental, social and governance – também será um dos assuntos do Fórum, como explica a subcontroladora de Governança e Compliance, Ana Ferrari. “Vamos falar sobre seus impactos e desafios, com a finalidade de conscientizar o servidor público quanto à possibilidade de utilizar mecanismos de governança na estruturação de políticas socioambientais.”

*Com informações da CGDF