22/11/2022 às 12:45, atualizado em 22/11/2022 às 19:20

Convênio facilitará coleta de dados para auxiliar planejamento do governo

Parceria do IPEDF com a Fiocruz e Fiotec tem o objetivo de analisar as diferentes realidades sociais e territoriais do DF

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Nesta segunda-feira (21), o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), apresentou a Sala de Cooperação Social Digital, fruto da Rede de Inteligência Cooperativa – instituída por meio de convênio firmado entre as instituições e voltada para o monitoramento e avaliação de vulnerabilidades sociais e territoriais relacionadas direta ou indiretamente à covid-19.

[Olho texto=”“Não é possível fazer política pública sem dados. O envolvimento da sociedade, dos gestores e das instituições de pesquisa faz com que essas políticas deem certo. Esse projeto é a concretização disso”” assinatura=”Jean Lima, diretor-presidente do IPEDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O objetivo da Sala de Cooperação Social Digital, desenvolvida na plataforma Ágora da Fiocruz, é compreender as diferentes realidades socioterritoriais do Distrito Federal. Para isso, foi realizado um projeto piloto na região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol, visando à elaboração de estratégias conjuntas com a rede cidadã de cooperação e à população, para a promoção de territórios saudáveis e sustentáveis.

O diretor-presidente do IPEDF, Jean Lima, destacou a importância da evidência científica como instrumento de política pública: “Não é possível fazer política pública sem dados. O envolvimento da sociedade, dos gestores e das instituições de pesquisa faz com que essas políticas deem certo. Esse projeto é a concretização disso”.

Lançamento da Sala de Cooperação Social Digital, nesta segunda-feira (21), reuniu gestores e pesquisadores | Foto: Divulgação IPEDF

Durante a pandemia, buscamos um instrumento de acompanhamento das vulnerabilidades no território do Distrito Federal, e acredito que obtivemos êxito na construção dessa metodologia, disse o coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília, Wagner Martins.

A representante da Secretaria de Saúde  (SES), Priscilleyne Reis, avaliou os ganhos que serão possíveis com a parceria. Teremos grandes resultados para trabalhar conjuntamente e gostaríamos de conhecer mais da ferramenta e do projeto como um todo, utilizando os dados para elaborar políticas que, de fato, atendam o público que precisa.

A análise foi reforçada pela decana de Pesquisa e Inovação substituta da Universidade de Brasília (UnB), Marileusa Chiarello: O levantamento dessas informações favorece a implementação de políticas públicas baseadas na realidade, que buscam mitigar os problemas do seu público-alvo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No evento, conduzido pela coordenadora de Estudos Territoriais do IPEDF, Cecília Sampaio, também foram apresentadas as próximas ações no âmbito do convênio, como a formação de pesquisadores populares. Entre as diversas atividades já realizadas para a criação da Rede de Inteligência Cooperativa com moradores e ativistas que atuam no território da região escolhida, estão as oficinas da Agenda 2030, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de cartografia social.

Também participaram do evento a representante do programa Estratégico UnB 2030, Carol Peres; o defensor público do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), Ramiro Nóbrega, e o integrante da Justiça Comunitária e Rede Sol Valdeci Silva.

Assista aqui ao lançamento da Sala de Cooperação Social Digital.

*Com informações do IPEDF