22/11/2022 às 17:54

DF retoma vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19

Secretaria de Saúde recebeu 14.510 imunizantes da CoronaVac. Vacinação para adultos será ampliada com ações em prédios públicos

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Trinta e três unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal vão retomar nesta quarta-feira (23) a vacinação contra covid-19 de crianças de 3 e 4 anos. A medida só foi possível com a chegada de 14.510 doses de CoronaVac, enviadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a gerente da Rede de Frio, Tereza Luiza Pereira, já foi feita a distribuição para as unidades de saúde.

“Essas doses vão permitir que mais crianças iniciem o ciclo vacinal, bem como aplicar a segunda dose daquelas que já haviam recebido a primeira”, afirma a servidora. O intervalo entre as duas aplicações é de 28 dias. Adultos que estejam com a segunda dose em atraso também podem comparecer a uma das unidades listadas para colocar a vacinação em dia.

Além da vacina contra a covid-19, é possível receber outros imunizantes no mesmo dia, como contra influenza, pólio, febre amarela, etc. | Fotos: Tony Winston/Agência Saúde DF

Tanto adultos quanto crianças devem ir às unidades básicas de saúde com documento de identificação e cartão de vacinação, se tiverem. Caso não tenham, receberão um novo. Também é possível aproveitar para receber outros imunizantes no mesmo dia – contra influenza, pólio, febre amarela e outros. Confira a lista dos locais de vacinação.

[Olho texto=”“Em parceria com órgãos públicos, seguimos ampliando nossa estratégia de busca ativa pela população não imunizada. Precisamos de vacina no braço das pessoas para evitarmos os casos graves”” assinatura=”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

Vacinação em prédios públicos

A Secretaria de Saúde também recebeu do governo federal mais um lote de 11.500 doses do imunizante Pfizer, aplicado como primeira dose, segunda dose e reforços para pessoas acima dos 12 anos. Para ampliar a cobertura vacinal de adultos, a partir desta terça (22) foi iniciada a vacinação volante em prédios públicos, onde há um grande número de servidores.

A primeira ação foi realizada na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta quarta (23), será a vez do edifício PO700, onde estão localizadas a Secretaria de Saúde do DF, o IgesDF e setores do Ministério da Saúde.

Nos dias 29 e 1º de dezembro, será realizado atendimento no Superior Tribunal Federal (STF) e no Senado Federal, respectivamente. Também haverá ações volantes na Câmara dos Deputados, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e no Ministério Público.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Em parceria com órgãos públicos, seguimos ampliando nossa estratégia de busca ativa pela população não imunizada. Precisamos de vacina no braço das pessoas para evitarmos os casos graves”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A vacinação itinerante também acontece todo fim de semana com o projeto Carro da Vacina, que leva a vacinação para comunidades rurais ou vulneráveis. Há, ainda, atividades em parceria com a sociedade civil, como o Rotary. A imunização para pessoas acima de 12 anos também está disponível, de segunda a sexta, em mais de 90 unidades básicas de saúde.