22/11/2022 às 14:58, atualizado em 22/11/2022 às 16:54

Força-tarefa atende moradores afetados pelas chuvas no Sol Nascente

Uma equipe do governo estará presente em cada uma das áreas de risco, prestando assistência social e de infraestrutura

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O secretário de Governo, José Humberto Pires, esteve na manhã desta terça-feira (22) no Sol Nascente para uma vistoria no local. A visita, que contou com a participação de vários representantes do GDF, foi motivada pelas fortes chuvas que vêm caindo na região desde sábado, criando pontos de risco na cidade.

Secretário de Governo, José Humberto Pires, visita áreas afetadas pelas fortes chuvas | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Uma força-tarefa foi montada na região administrativa para minimizar os impactos causados pelas intempéries, que têm mudado a rotina dos moradores da RA nos últimos dias.

Ao todo, 21 órgãos do governo – como Defesa Civil, DF Legal, Corpo de Bombeiros, secretarias de Desenvolvimento Social e de Obras e Infraestrutura, SLU e Novacap – fazem parte de um grupo de trabalho para cuidar de todo o DF no período chuvoso, incluindo as famílias impactadas com o transbordo de uma bacia de contenção no último sábado (19), no Sol Nascente, onde enxurradas arrastaram pedras, terras e lama pelas ruas de alguns bairros.

De acordo com José Humberto, já foram localizadas no Sol Nascente pelo menos sete áreas de vulnerabilidade, e cada uma delas contará com a assistência de um coordenador e equipe nas áreas social e de infraestrutura. “A partir da publicação do decreto do governador, criamos uma força-tarefa, distribuímos as equipes em vários pontos da cidade e vamos começar a atuar de forma estrutural”, explicou o secretário.

Equipes do GDF estão em vários pontos da região atuando nas áreas social e de infraestrutura

“Temos locais com risco iminente, e cada coordenador vai ficar perto acompanhando o que está acontecendo. São ações preventivas no sentido de superar esse momento em que estamos vivendo”, disse José Humberto.

Administrador do Sol Nascente, Antônio José da Silva: “As equipes estão atentas para ajudar a população neste período crítico”

O governador Ibaneis Rocha destaca o trabalho das equipes no local. “Estamos levando para o Sol Nascente equipamentos, reunindo várias áreas do governo para dar uma atenção direta e contínua a toda essa população que está sofrendo com a chuva”, afirma.

Segundo o administrador do Sol Nascente, Antônio José da Silva, a força-tarefa estará no local para atender a comunidade enquanto a chuva perdurar. “As equipes estão atentas para ajudar a população neste período crítico”, salienta.

Líder comunitário David Alves de Sousa: “Muito importante o Estado estar presente para dar um conforto para a comunidade aqui no setor”

Máquinas como patrolas e retroescavadeiras já entraram em ação em vários locais da cidade. Nas ruas das chácaras 73 e 74 do Setor Sol Nascente 3, a movimentação era intensa desde as primeiras horas do dia. Há mais de 20 anos morando no setor, o líder comunitário David Alves de Sousa elogiou a rapidez e assistência do governo no local.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“No final de semana, as chuvas foram muito fortes, danificando, derrubando casas; e a ação do governo é ótima, porque tranquiliza a população e permite à comunidade transitar em alguns locais antes intransitáveis”, elogia. “Muito importante o Estado estar presente para dar um conforto para a comunidade aqui no setor.”

Força-tarefa atende moradores afetados pelas chuvas no Sol Nascente