23/11/2022 às 16:57

Operação especial garante a segurança no trânsito durante a Copa

Ações de conscientização feitas pelo Detran-DF serão intensificadas no período do torneio e a Operação Boas Festas, de fiscalização, começará mais cedo este ano, nesta quinta (24)

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Nesta quinta-feira (24), a Seleção Brasileira de Futebol estreia na Copa do Mundo que está sendo realizada no Catar e as equipes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já estão em campo para que a torcida seja de paz no trânsito.

Durante a Copa, equipes de educação de trânsito vão intensificar o trabalho de conscientização que já é feito diariamente | Foto: Ascom/Detran-DF

“Nosso objetivo é que o brasiliense torça e comemore bastante, sem colocar a segurança do tráfego em jogo. Para isso, vamos reforçar as ações de conscientização nas ruas, parques e bares; e intensificar as operações de fiscalização”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcelo Portela.

O trabalho de conscientização, que já é feito diariamente pelas equipes de educação de trânsito do Detran-DF, vai ser intensificado durante o torneio, principalmente em dias de jogo da seleção brasileira. “Como em um jogo, onde todos os jogadores precisam conhecer e respeitar as regras, vamos reforçar a divulgação das leis de segurança no trânsito”, explica o diretor de Educação, Gustavo Amaral.

[Olho texto=”“Cada cidadão precisa se conscientizar que ele é um jogador importante na promoção do trânsito mais seguro. E seguir as normas é muito importante”” assinatura=”Gustavo Amaral, diretor de Educação de Trânsito” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Cada cidadão precisa se conscientizar que ele é um jogador importante na promoção do trânsito mais seguro. E seguir as normas é muito importante”, completa Amaral. Ele lembra ainda que, em períodos festivos, as pessoas ficam mais eufóricas e, por vezes, até mais distraídas, aí se esquecem de usar o cinto de segurança no automóvel ou atravessam a rua sem os devidos cuidados.

“Para evitar esses e outros comportamentos que colocam em risco a vida de cada um, nossos educadores estarão nas ruas, orientando pedestres, ciclistas e condutores”, assegura Gustavo. “Mas é papel de todos suar a camisa em prol da segurança viária”, reforça.

Fiscalização

Devido à realização da Copa do Mundo, em especial os jogos da seleção brasileira, a Diretoria de Policiamento de Fiscalização de Trânsito dará início à Operação Boas Festas um pouco mais cedo este ano, nesta quinta-feira (24), se estendendo até o dia 1º de janeiro de 2023, para abarcar também as confraternizações e os festejos do Natal e do réveillon.

Devido aos jogos da Copa do Mundo, a Operação Boas Festas começará um pouco mais cedo este ano, nesta quinta-feira (24), se estendendo até o dia 1º de janeiro

A operação se baseia no aumento efetivo no policiamento de trânsito e uma maior presença de viaturas de fiscalização em pontos de consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de veículos e pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos, shoppings, entre outros.

A ação dos agentes consiste em trabalhar tanto de forma preventiva, com Pontos de Demonstração (PDs) e patrulhamentos, quanto de forma repressiva, por meio de pontos de bloqueios, além das ações de fluidez no trânsito, que ocorrerão de forma concomitante com as demais operações.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A ingestão de bebida alcóolica é um dos principais fatores de risco dos acidentes de trânsito com vítimas fatais, sendo que há um considerável aumento do consumo no período festivo de fim de ano e em dias de jogos do Brasil na Copa. Por isso, nosso principal foco será o combate à direção sob influência de álcool, sem deixar de observar também outras irregularidades que trazem graves riscos de acidentes”, explica o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Wesley Cavalcante.

Para isso, estão previstas aproximadamente 1.320 operações de policiamento e fiscalização de trânsito, divididas em 120 operações do tipo blitz, 400 operações de patrulhamento, 800 operações de pontos de demonstração nas proximidades dos locais citados e outras operações integradas de segurança pública. Desta forma, há de se garantir mais segurança a todos os usuários das vias, não permitindo que as celebrações e confraternização deem espaço às tragédias no trânsito.

*Com informações do Detran-DF