23/11/2022 às 16:08

Secretários de segurança trocam experiências de boas práticas no país

No Ministério da Justiça e Segurança Pública, os participantes da 84ª Reunião do Consesp tiveram palestras sobre orçamento, repasses financeiros aos estados, operações e diretrizes nacionais de repressão ao tráfico de drogas, entre outros temas

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O último dia da 84ª Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), edição Brasília, nesta quarta-feira (23), foi marcado por apresentação de temas nacionais, no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Entre os assuntos, estiveram em pauta recursos para investimento, enfrentamento ao tráfico de drogas, reincidência criminal e entrega de equipamentos e viaturas aos estados.

Diretrizes nacionais de repressão foi um dos temas abordado durante 84ª reunião do Consesp | Fotos: Ascom/SSP

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, a valorização do Consesp nesta gestão foi essencial para o fortalecimento das pautas. “Agradeço a dedicação de todos os estados nesta gestão. Vamos terminar mais um ano com recorde na redução de homicídios, e a integração entre todos é um dos motivos para este resultado”, afirmou o ministro.

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, que preside o Consesp desde março deste ano, ressaltou a importância da apresentação dos temas aos participantes.

“O Consesp é um órgão consultivo do MJSP, e termos acesso do que tem sido realizado na segurança pública em âmbito nacional abre espaço para debatermos a aplicação de recursos e, ainda, para troca de experiências de boas práticas no país”, destacou.

O plano estratégico da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) foi apresentado pelo titular da pasta, Carlos Renato Paim.

Esta é a quarta reunião ordinária realizada neste ano. A primeira ocorreu também em Brasília, quando o secretário Júlio Danilo foi eleito presidente do conselho. As demais foram realizadas em Manaus (AM) e Curitiba (PR), respectivamente.

As reuniões ordinárias ocorrem quatro vezes por ano, podendo haver convocação da extraordinária a qualquer tempo. O próximo encontro do Consesp será realizado em Brasília, em fevereiro de 2023.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Consesp

O Consesp surgiu em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. A finalidade é representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, ou congêneres, junto ao MJSP, promovendo a articulação institucional e propondo medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública