24/11/2022 às 10:33

Dicas de alimentos para a saúde do homem nos restaurantes comunitários

Unidades prepararam murais explicativos que reforçam a importância de a população masculina fazer exames preventivos e, principalmente, cuidar da alimentação

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Os 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal estão, durante toda esta semana, com uma ação de educação alimentar e nutricional (EAN) em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização da saúde do homem. Todas as unidades prepararam murais explicativos que reforçam, entre a população masculina, a necessidade de fazer exames preventivos e, principalmente, cuidar da alimentação.

[Olho texto=”“Aproveitar datas no calendário das ações de educação alimentar e nutricional que reforçam o cuidado à saúde é uma estratégia eficaz para levar informação correta às famílias em vulnerabilidade social”” assinatura=”Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Nós trouxemos informações para reforçar que o homem tem que cuidar da própria saúde. Muitos homens não cuidam dos hábitos alimentares e dos hábitos de vida, favorecendo o aparecimento de doenças, principalmente o câncer de próstata. Então, cuidando da alimentação, tanto da qualidade quanto da quantidade, ele começa a fazer a prevenção também desse tipo de doença”, explica a nutricionista do Restaurante Comunitário da Estrutural, Karen Moreno.

Até sábado (26), o público masculino pode ter, ainda, acesso a um vídeo explicativo, além de receber dicas de alimentação de nutricionistas das unidades. Na última terça (22), houve degustação de salada de fruta com aveia.

Durante toda esta semana, o público masculino que frequenta os restaurantes pode ter acesso a alimentação balanceada e orientações| Fotos: Divulgação/Sedes

“Destacamos os alimentos que são importantes para serem consumidos para a saúde do homem e a função da testosterona, que é fundamental para a saúde do cérebro, dos ossos, dos músculos. Ressaltamos a necessidade do consumo de alimentos, por exemplo, ricos em zinco e em proteína, que estão nas frutas vermelhas, no brócolis”, enfatiza a nutricionista. “São nutrientes necessários para a prevenção do câncer de próstata, que têm alta incidência na população masculina.”

Até sábado (26), os frequentadores recebem dicas de alimentação e de saúde

Frequentador do Restaurante Comunitário da Estrutural há dez anos, Claudio Fernandes, 49, aprovou a ação. “Preciso muito dessas vitaminas, dessas informações, para reforçar minha saúde, já que vou fazer em breve uma cirurgia. Tudo que é feito aqui no restaurante é correto, com acompanhamento de nutricionista”, comemora.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ações educativas como essa são importantes para que os cidadãos tenham condições e autonomia para produzir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, reduzindo gradativamente a insegurança alimentar e nutricional. “Aproveitar datas no calendário das ações de educação alimentar e nutricional que reforçam o cuidado à saúde é uma estratégia eficaz para levar informação correta às famílias em vulnerabilidade social”, frisa a gestora.

Restaurantes comunitários

Os restaurantes comunitários do Distrito Federal funcionam de segunda a sábado, com refeições no valor de R$ 1 para o público em geral e gratuidade para a população em situação de rua referenciada pela equipe de Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O café da manhã é servido ao custo de R$ 0,50, das 7h às 8h30, nos restaurantes comunitários de Planaltina, Brazlândia, Itapoã, Samambaia, Ceilândia, Estrutural, Sobradinho, Sol Nascente e Paranoá. O cardápio oferece diversas opções, como café, leite, pão com manteiga ou bolo e uma fruta da época.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social