24/11/2022 às 09:47, atualizado em 24/11/2022 às 14:43

Nova iluminação aumenta segurança e conforto em Vicente Pires 

Mais de 100 postes com luminárias de LED foram instalados em via marginal da região; segundo a CEB, já são cerca de 80 mil lâmpadas trocadas no DF

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A via marginal de Vicente Pires que se encontra com a Estrutural agora está toda iluminada. Para satisfação de moradores e comerciantes, a escuridão que tomava conta da região quando a noite caía é coisa do passado, já que a Companhia Energética de Brasília (CEB) finalizou a instalação de 125 postes de iluminação pública com 142 lâmpadas de LED. Executado em parceria com a Secretaria de Obras, o trabalho recebeu investimentos de R$ 953.14 mil, oriundos da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Tudo às claras: mais econômica, nova iluminação beneficia motoristas e torna mais segura a circulação de todos | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

 Ali estão postes circulares de concreto com 16 metros de altura e luminárias de LED 280 W. São pontos de iluminação que percorrem a área comercial e vão até a ponte que dá acesso ao Jóquei. Segundo o presidente da CEB, Edison Garcia, desde 2019, a companhia já trocou cerca de 80 mil lâmpadas antigas pelas de LED por todo o Distrito Federal.

“Trata-se de uma região importante, de grande circulação de pessoas e de veículos, ali na entrada de Vicente Pires, e a obra veio para oferecer uma luminosidade muito melhor e mais segurança para a população”, afirma o gestor. Melhor e mais em conta: as luminárias, além de mais eficientes, proporcionam uma economia de energia de cerca de 50%.

Gilberto Guiotti, proprietário de uma empresa na região: “A gente percebe que até mesmo o fluxo de veículos ficou mais organizado”

População aprova

A mudança já foi percebida pelo empresário Isaac Araújo, 36. Dono de um bar-lanchonete localizado na marginal, ele garante que o movimento na loja triplicou: “Nossa loja vai até as 2h da manhã, e agora está tudo iluminado, mais seguro. Ficou bom para todo mundo aqui. Além do que, já vimos muito assalto e roubo a lojas aqui na região – o que acho que vai diminuir”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A melhoria na iluminação da região também recebe elogios do empresário Gilberto Guiotti, 40, proprietário de uma empresa de comunicação visual. “Esse lado de cá da Via Estrutural era um breu danado, não tinha iluminação”, lembra. “Agora, a claridade existe. A gente percebe também que até mesmo o fluxo de veículos ficou mais organizado.”

O administrador da cidade, Admilson Teixeira, ressalta que a benfeitoria era um pedido antigo tanto de comerciantes quanto de moradores. “Na realidade, é um conjunto de beneficiados: moradores do centro da cidade, dos condomínios aqui próximos, empresários e motoristas”, resume. “É mais qualidade de vida para todos.”

Nova iluminação aumenta segurança e conforto em Vicente Pires