25/11/2022 às 20:43, atualizado em 25/11/2022 às 22:28

Estação do metrô em Samambaia recebe ação de cuidados com a saúde do homem

Mais de 800 passageiros foram atendidos e fizeram consultas, exames e testes de saúde voltados para a prevenção do câncer de próstata

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Novembro, mês em que a cor azul traduz a importância de os homens cuidarem da sua saúde e prevenirem o câncer de próstata. Na Estação Samambaia do metrô, uma iniciativa inusitada veio para garantir que não haja desculpas para não se cuidar.

Na ação, os homens tiveram acesso a triagem de saúde, atendimento médico, testes de PSA, testes rápidos de glicemia, palestra HPV/Sífilis, HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, pedido PSA, além de teste de covid e vacinação | Foto: Administração Regional de Samambaia

Exames simples, mas que descomplicam e muito o diagnóstico precoce do câncer mais comum entre os homens. A campanha foi abraçada pela Administração de Samambaia, Secretaria de Saúde do DF pela atuação da Superintendência Regional de Saúde Sudoeste, Centro Clínico Samambaia, Laboratório Einstein e contou com a autorização do Metrô-DF para sua realização.

A ação conjunta tinha o objetivo de facilitar a vida masculina e chamar a atenção dos homens que passaram pelo local para o diagnóstico precoce do câncer e de outras doenças, com acesso a triagem de saúde, atendimento médico, testes rápidos de glicemia, PSA e de covid, palestra HPV/Sífilis, HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, pedido PSA, além de vacinação.

No total, foram mais de 800 atendimentos, entre consultas médicas, exames de PSA, DST, vacinas e testes de covid, além da distribuição de aproximadamente 2 mil cartilhas ilustrativas de combate à dengue. “A iniciativa foi uma forma de garantir não apenas atenção ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas trazer para próximo da comunidade serviços importantes, como vacinação, exames de saúde e orientação”, explica o administrador de Samambaia, Claudeci Martins.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A secretaria de Saúde realizou 18 testes de covid, sendo que um deu positivo, e aplicou 19 vacinas contra a doença e 35 contra influenza. “Trabalhamos juntamente com a administração de Samambaia com a disponibilização de vacinas, insumos e profissionais de saúde tanto de Taguatinga quanto de Samambaia. Foi uma ação muito positiva”, destaca a diretora regional de Atenção Primária à Saúde, Kelly Coelho.

Osvaldo José da Silva, 61 anos, morador da cidade, conta sua impressão sobre o atendimento recebido. “Eu achei bom demais; estava precisando fazer uns exames desde o início do ano, é sempre muito difícil, muito caro, então achei isso aqui hoje uma maravilha”.

*Com informações da Secretaria de Saúde e da Administração Regional de Samambaia