27/11/2022 às 10:19

Veja o que abre e o que fecha no segundo jogo do Brasil na Copa

Governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo; partida será nesta segunda-feira (28), às 13h

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Após o resultado positivo na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Catar, os brasilienses já podem preparar a pipoca e a televisão para a segunda partida. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (28), logo, parte dos órgãos públicos terá mudanças no funcionamento.

O time canarinho joga contra a Suíça, às 13h. O terceiro e último jogo da fase de grupos será em 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões. À medida em que o Brasil avançar no mundial, serão divulgadas novas informações sobre o funcionamento governamental.

Saúde

As UPAs, as emergências dos hospitais regionais e a Casa de Parto de São Sebastião funcionarão de forma ininterrupta | Foto: Arquivo Agência Brasília

Os serviços de emergência e urgência da Secretaria de Saúde funcionarão normalmente durante a Copa do Mundo, inclusive durante as partidas da Seleção Brasileira. O Samu atende 24 horas, pelo telefone 192.

As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, bem como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Os centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma contínua. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrirão.

Não haverá vacinação no dia 28 de novembro. As unidades básicas de saúde (UBS), as Farmácias de Alto Custo, a Fundação Hemocentro e os ambulatórios e policlínicas estarão fechados.

Forças de segurança

Durante a Copa do Mundo, não haverá redução de ações ou do efetivo das forças de segurança no DF | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informa que nos horários dos jogos do Brasil, durante a Copa do Mundo, não haverá redução de efetivo ou ações. Desta forma, os serviços de emergência funcionarão normalmente.

O policiamento e os batalhões da Polícia Militar, assim como as delegacias da Polícia Civil, incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.

A Defesa Civil mantém uma equipe de técnicos plantonistas 24 horas. Já o Corpo de Bombeiros Militar, nos dias dos jogos do Brasil, terá o horário de expediente invertido em relação ao horário do jogo e o serviço de emergência funcionará de forma ininterrupta. Os serviços podem ser acionados pelos telefones 199 ou 193.

Na Hora, Procon e conselhos tutelares

A Secretaria de Justiça e Cidadania comunica que, devido ao ponto facultativo, o Na Hora, conselhos tutelares e o Centro Integrado 18 de Maio estarão fechados no dia 28 de novembro. O Procon-DF funcionará das 8h às 11h.

Demandas urgentes relacionadas aos conselhos tutelares podem ser registradas na Cisdeca, pelo número 125. O Centro Integrado 18 de Maio atende em plantão pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Os núcleos do Programa Pró-Vítima também atenderão em regime de plantão. Veja os contatos em caso de urgência:

? Ceilândia: (61) 98314-0620
? Guará: (61) 98314-0619
? Paranoá: (61) 98314-0622
? Planaltina: (61) 98314-0611
? Brasília: (61) 98314-0626
? Taguatinga: (61) 98314-0631
? Itapoã: (61) 98314-0632
? Recanto das Emas: (61) 98314-0613

Limpeza urbana

No dia do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, atividades de limpeza urbana funcionarão normalmente | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

As atividades serão mantidas normalmente na Unidade de Recebimento de Entulho, Aterro Sanitário de Brasília, subcoordenações regionais e núcleos de limpeza, gerência de tratamento, transbordos, instalações de recuperação de recicláveis e papa-entulhos.

Serviço social

Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência estarão fechados. Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente. O Centro Pop abrirá para oferta de alimentação e o de Proteção Social (UPS), para acolhimento.

Educação

Não haverá atividade presencial nas escolas públicas do DF.

Água e luz

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) informa que o funcionamento dos escritórios regionais e dos postos do Na Hora será suspenso nesta segunda-feira (28). As equipes de manutenção atuarão em regime de plantão e o atendimento remoto, agência virtual, app e telefone 115 funcionarão ininterruptamente.

As lojas de atendimento e a agência móvel da Neoenergia Brasília funcionarão das 8h às 11h30. Os canais de atendimento virtuais e o plantão operacional da Neoenergia Brasília atuam 24 horas e estão preparados para prestar orientações e para o registro e atendimento relacionados aos serviços da distribuidora.

Transporte público

O Metrô-DF informa que o horário de funcionamento nos dias de jogos será normal: das 5h30 às 23h30. Nesta segunda-feira, haverá aumento de trens entre 11h e 13h para atender a demanda de quem for liberado por empresas privadas ou órgãos governamentais.

Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade comunica que os ônibus circularão conforme a programação de sábado. Na terça-feira (29), os veículos circularão normalmente com tabela de dia útil. Já na quarta (30), feriado distrital, será adotada a tabela horária de sábado, com reforço de viagens nos horários de pico.

Lazer

O Jardim Botânico e o Planetário de Brasília estarão fechados devido ao ponto facultativo. A Fundação Zoológico de Brasília também não atenderá aos visitantes tendo em vista que costumeiramente não abre às segundas-feiras.

Parques

Parques terão funcionamento normal nesta segunda-feira (28) | Foto: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

Todos os parques ecológicos administrados pelo órgão Instituto Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente. Veja os horários:

? Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h
? Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h
? Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
? Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h
? Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h
? Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h
? Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
? Parque Ecológico Olhos d’Água: portão principal, das 5h30 às 20h30; portões laterais, das 6h às 18h
? Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
? Parque Ecológico de Águas Claras: das 5h às 22h
? Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
? Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h
? Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h
? Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
? Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h
? Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
? Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h

Cultura

Todos os equipamentos públicos geridos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa estarão fechados nesta segunda (28).

Ceasa

O funcionamento da Ceasa será normal. Apenas a área administrativa terá a atividade interrompida, devido ao ponto facultativo.

BRB

Todas as agências e correspondentes bancários abrirão das 8h30 às 11h30. Como a manutenção da Torre de TV é realizada semanalmente, sempre às segundas-feiras, não haverá visitação no dia 28.

Detran

Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran. Em 2 de dezembro, o expediente ocorre das 7h às 14h. Nestes mesmos dias, as unidades do Detran nos postos do Na Hora também terão horário de funcionamento especial: das 8h às 14h.

As equipes de policiamento e fiscalização do Detran atuarão de forma intensiva nos dias dos jogos. Os servidores das diretorias de Educação e Engenharia de Trânsito vão atuar em regime de escala especial. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran, funcionarão de maneira habitual.

DER-DF

O Departamento de Estradas de Rodagem informa que as operações serão mantidas nos horários protocolares, nesta segunda (28), seguindo a programação normal em dias úteis. Ou seja, as operações de fluidez ocorrerão na DF-001, das 6h às 9h e das 17h às 19h45; na DF-070, das 6h às 9h20 e das 17h às 19h45, e na DF-095, das 6h às 9h20 e das 17h30 às 19h45.