29/11/2022 às 20:17

Dia voltado para a saúde do homem no Hospital de Base

Com palestra de psicóloga e talk show com urologista, evento para colaboradores do IgesDF foi realizado nesta terça-feira (29) no auditório da unidade de saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Em alusão ao Novembro Azul, mês voltado à saúde do homem, ocorreu na manhã desta terça-feira (29), no auditório do Hospital de Base, um evento para colaboradores do IgesDF que contou com ginástica laboral, palestra com a psicóloga Amanda Teresa Bryk Lima de Brito, coffee break e talk show com o urologista Eduardo Pimentel.

Ginástica laboral com os colaboradores do IgesDF | Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

Durante a ginástica laboral, a fisioterapeuta Beatriz Pessoa movimentou os convidados. “Acho que esses momentos de pausa e atenção ao corpo trazem calma e ajudam a desenvolver hábitos melhores, o que se reflete na qualidade do trabalho e reduz o estresse diário”, explicou. Em seguida, a psicóloga Amanda Brito abordou os cuidados do homem com a própria saúde e deu dicas sobre como se cuidar.

Presente no encontro, a gerente geral interina de Assistência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Lara Vieira, ressaltou a importância de ações como esta para promover a saúde do homem. “É necessário que o tema se estenda para todos os níveis, gêneros e faixas etárias. É uma iniciativa primorosa quando temos a oportunidade de debater e discutir a saúde do homem”, elogiou.

Durante talk show, o urologista Eduardo Pimentel destacou a necessidade de o homem cuidar da própria saúde de forma rotineira e integral | Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

O gerente geral de Assistência do Hospital de Base, Bruno Sarmento, também destacou a relevância do encontro como forma de conscientização. “As informações apresentadas aqui certamente serão de grande valor”, ressaltou.

Por último, o diretor de Administração e Logística do IgesDF, Ronan Lima, que representou a diretoria do instituto, falou sobre a necessidade de incentivar todos a realizar exames de rotina. “A cada 38 minutos, um homem morre com câncer de próstata no Brasil e 44% dos homens nunca foram ao médico urologista”, lamentou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em seguida, durante o talk show, o urologista Eduardo Pimentel destacou a necessidade de o homem cuidar da própria saúde de forma rotineira e integral e ressaltou a participação das mulheres neste processo – sejam elas esposas, filhas, irmãs ou pessoas da família.

“Precisamos implementar uma cultura de ida ao médico desde cedo, para realizar exames e poder detectar um problema ainda no início, antes mesmo do aparecimento de sintomas, quando o tratamento se torna mais difícil e muitas vezes invasivo”, explicou o médico, que trabalha no Hospital de Base e é presidente da Sociedade Brasileira de Urologia no DF.

“Inspirado no Outubro Rosa, o Novembro Azul precisa ser um movimento de alerta, para que os homens se cuidem e façam exames de rotina, especialmente a partir dos 50 anos. A detecção precoce é nossa ferramenta mais eficaz”, finalizou o médico.

O talk show foi transmitido pelo Instagram do IgesDF e pelo Teams. Para ter acesso à transmissão gravada, clique aqui.