30/11/2022 às 14:04, atualizado em 30/11/2022 às 14:43

Hospital regional promove campanha de prevenção do câncer de boca

Públicos-alvo são os de maior risco ao câncer de boca: homens, consumidores de bebidas alcoólicas e fumantes

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A equipe de odontologia do Hospital Regional de Santa Maria promoverá na próxima quinta (1º), ação da Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. O público alvo é o de potencial risco ao câncer de boca, ou seja, homens, etilistas (consumidores de bebidas alcoólicas) e fumantes. Mas, por ser uma campanha educativa, abrangerá toda a população da região.

Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o fumo e a bebida alcoólica | Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

A cirurgiã-dentista e chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, Erika Maurienn, destaca os fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da doença e a importância de as pessoas estarem atentas às mudanças no aspecto da boca para que seja possível o diagnóstico precoce. “Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o fumo e a bebida alcoólica, sendo essencial evitar o cigarro. Além disso, é importante estar atento à coloração, ao aparecimento de feridas e ao aspecto da boca, observando qualquer mudança, para que seja possível um diagnóstico precoce”.

[Olho texto=”“A maioria dos cânceres de boca são preveníveis. Por isto, é tão importante a atividade educativa, para propagar as informações corretas para a comunidade”” assinatura=”Túlio de Lucena, dentista” esquerda_direita_centro=”direita”]

Erika ainda ressalta o que fazer para prevenir a doença. “A melhor forma de prevenir o câncer de boca é manter a boa higiene oral e hábitos saudáveis”, complementa a dentista.

O Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM trabalha com o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer bucal, e anualmente promove essa campanha. Este ano, a ação está sob a coordenação dos cirurgiões-dentistas da equipe, Nathália Maria de Araújo Machado e Túlio de Lucena.

“O objetivo da campanha é realizar triagem na comunidade, alcançando as pessoas com lesões orais, e realizar uma educação continuada anualmente”, acrescenta a dentista Nathália Maria, que trabalha no HRSM. A ação será realizada em parceria com a Universidade Católica de Brasília.

“A maioria dos cânceres de boca são preveníveis. Por isto, é tão importante a atividade educativa, para propagar as informações corretas para a comunidade”, conclui o dentista Túlio de Lucena, que também atua na equipe de odontologia do hospital.

A ação, será realizada das 8h às 18h e englobará:

– Triagem com a equipe de enfermagem, com aferição de pressão e glicemia;
– Atividade educativa, com alunos da Universidade Católica, que irão realizar palestras rápidas, ensinando sobre autoexame e riscos da doença;
– Exame clínico de anamnese e avaliação diagnóstica;
– Exame estomatológico nos pacientes que tiverem lesões em boca, que serão atendidos por estomatologista e bucomaxilofacial.

*Com informações do IgesDF