30/11/2022 às 22:52

Paco Britto entrega premiação a vice-prefeito de município catarinense

Prêmio Band Cidades Excelentes engloba seis pilares, que são governança; educação, saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico; eficiência fiscal e transparência; e ordem pública

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, entregou ao vice-prefeito de Peritiba (SC), Nestor Boll, o Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria saúde e bem-estar para cidades com população menor ou igual a 30 mil habitantes. Peritiba também foi a 3ª classificada em educação. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira (30), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O vice-governador do DF, Paco Britto, participou do Prêmio Band Cidades Excelentes na noite desta quarta (30) | Foto: Vinicius de Melo

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras por meio do site do prêmio. A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: governança; eficiência fiscal e transparência; educação, saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico; e ordem pública.

Os municípios são agrupados em três categorias de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. A premiação elegeu as três melhores cidades do país em cada pilar considerando o grupo populacional. Além disso, ocorreu o prêmio principal de cidade excelente em cinco categorias: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.

Paco Britto entrega premiação a vice-prefeito de município catarinense