02/12/2022 às 15:06

Homenagem a órgãos do GDF que alcançaram 100% de transparência ativa 

Marcado para segunda-feira (5), o evento faz parte da programação da Semana de Combate à Corrupção, promovida pela Controladoria-Geral do DF 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) premiará, na segunda-feira (5), sete órgãos públicos distritais por terem alcançado 100% em todas as edições do Índice de Transparência Ativa (ITA). As administrações regionais premiadas participam do prêmio ITA desde 2017, e os demais órgãos, desde 2016. A premiação será às 10h, no gabinete da Controladoria, e faz parte da  Semana de Combate à Corrupção, que ocorre entre os dias 5 e 9 deste mês.  

A premiação fecha o primeiro ciclo do Índice de Transparência Ativa do DF, criado para fomentar, orientar e avaliar a divulgação de informações públicas nos sites do Governo do Distrito Federal. Em 2021, todos os órgãos do GDF alcançaram o nível máximo de transparência avaliado pelo ITA, razão pela qual a CGDF quer homenagear quem desde o início trabalhou no nível máximo de transparência. 

“Agora que já atingimos o primeiro objetivo do ITA, daremos um novo passo, por isso estamos lançando o Novo ITA, que também incluirá tópicos de avaliação de transparência passiva, que é aquela quando o cidadão provoca o governo solicitando informações ainda não publicadas”, explica o controlador-geral do DF ,Daniel Lima.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os destaques

Serão homenageados a Casa Civil (Caci), a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Semob), a Companhia de Saneamento do DF (Caesb), Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e as administrações regionais de Samambaia e do Cruzeiro.

A transparência ativa trata das informações de interesse coletivo ou geral que os órgãos e entidades do Poder Executivo do GDF devem disponibilizar em seus sites oficiais, independentemente de requerimento, relacionadas no artigo 8º da Lei nº 4.990/2012 e nos artigos 7º e 8º do Decreto Distrital nº 34.276/2013. 

“Criamos o Índice de Transparência Ativa no Distrito Federal instituindo um ranking das instituições com a finalidade de fomentar a divulgação de informações de forma ativa”, reforça a subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz. “O alcance dos 100% por todos os órgãos em 2021 demonstra que o ITA cumpriu o seu maior objetivo, que é o fortalecimento da cultura de transparência no Governo do Distrito Federal”.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF