06/12/2022 às 19:26, atualizado em 07/12/2022 às 11:40

GDF destaca ações de respeito e conscientização à população negra

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria de Justiça e Cidadania promoveu uma série de atividades durante todo o mês de novembro

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Novembro reforça a importância da temática da consciência negra em alusão ao Dia Nacional celebrado no dia 20, e que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. A data é de suma importância para a luta, a resistência e, principalmente, para o enfrentamento ao racismo e a discriminação contra o povo negro.

A maior parte das atividades promovidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) foi desenvolvida nas Estações Cidadania (antigo CEU das Artes) e Praças dos Direitos, unidades da Sejus sob gestão da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, e que integram em um mesmo espaço ações nas áreas de educação, cultura, esporte, meio ambiente, assistência social, lazer, formação profissional, entre outras, em territórios de alta vulnerabilidade social do DF.

Em novembro, a Secretaria de Justiça e Cidadania desenvolveu diversas atividades alusivas ao mês de conscientização | Foto: Sejus

Durante a programação foram realizadas palestras, bate-papos, workshops, mostra de fotografias da exposição Song of my People e apresentações de atividades artísticas e culturais diversas, tais como rodas de capoeira, saraus artísticos, hip hop, mostras de cinema e apresentações de dança.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, explica que as iniciativas tiveram como objetivo contribuir para conscientizar e sensibilizar a sociedade acerca da desigualdade racial no país.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A Sejus trabalhou todo o ano de 2022 com ações e criação de programas e projetos ligados à defesa dos direitos dos negros, como a CNH Social, parceria com o Detran-DF que permitiu a negros, indígenas, pessoas trans, idosos, vítimas de violência e egressos do sistema socioeducativo a oportunidade de obterem gratuitamente a CNH. Além disso, houve a criação de programa de reserva de vagas com cotas para negros em estágios, do Fluxo Distrital de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo (Fluve), entre outras ações”, lembra a gestora.

Vale ressaltar a realização da V Conferência Distrital da Igualdade Racial, realizada pela pasta, por meio do Conselho Distrital de Promoção de Igualdade Racial (Codipir), no período de 8 a 10 de novembro, com o tema Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: Política de Estado e responsabilidade de todos nós. A iniciativa visou a construção conjunta de propostas para a promoção de políticas de enfrentamento ao racismo e de igualdade racial.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF