08/12/2022 às 22:18

Jantar natalino reúne famílias de abrigos do GDF

Iniciativa da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, a celebração ocorreu na Residência Oficial e contou com apoio de diversos órgãos

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Cerca de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade que moram em unidades de acolhimento geridas pelo governo do Distrito Federal participaram de um jantar natalino na noite desta quinta-feira (8). Uma celebração repleta de emoção que integrou famílias moradoras de casas de passagens de Taguatinga, do Guará e de São Sebastião.

O Papai Noel não podia faltar no evento, que reuniu 100 moradores de unidades de acolhimento geridas pelo GDF | Foto: Renato Raphael/ Sedes

“Na noite do dia 25, todos nós vamos nos reunir com as pessoas que mais amamos em nossas casas. Porém, muitas dessas famílias nunca tiveram a oportunidade de um jantar de Natal”, lembra a primeira-dama.

“O que fizemos aqui hoje foi oferecer aconchego, acolhimento, carinho e amor a quem mais precisa”, completa Mayara Noronha Rocha, que foi secretária de Desenvolvimento Social ao longo dos dois últimos anos e atuou diretamente na ampliação de vagas de acolhimento por meio da implantação dessas e de outras unidades.

[Olho texto=”“O que fizemos aqui hoje foi oferecer aconchego, acolhimento, carinho e amor a quem mais precisa”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, primeira-dama” esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com ela, que foi idealizadora do evento, a data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Família. “Foi uma forma de exaltar essas mães e esses pais que superaram todas as dificuldades e as adversidades para manterem-se unidos”, destaca Mayara Noronha Rocha.

Uma das famílias acolhidas é de Layane Cristina, de 36 anos. Ela mora na casa de passagem de Taguatinga há cerca de seis meses com cinco filhos e uma neta. “Foi um momento muito prazeroso para eles e para mim, pois não temos condições de sair, levar a shoppings ou a parques”, conta.

Com um cardápio típico da época, com direito a farofa, salpicão e afins, tudo feito com muito carinho, o jantar ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras e contou com o apoio de diversos órgãos. O Corpo Militar de Bombeiros do DF cuidou do transporte das famílias; o jantar e a distribuição dos presentes para mais de 40 crianças apenas foi possível por meio de doações de empresas parceiras do Governo do Distrito Federal.

O cardápio do jantar foi típico da época natalina, com direito a farofa, salpicão e afins, tudo feito com muito carinho

Além da primeira-dama, a celebração contou com a presença do vice-governador Paco Britto; da vice-primeira-dama do DF, Ana Paula Hoff, e da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

“É uma gestão em que ampliamos em cerca de 600 a quantidade de vagas de acolhimento, abrimos novas unidades e intensificamos o atendimento a esse público por meio do chamamento de novos servidores. A ideia é fortalecer cada vez mais a atenção às famílias da nossa cidade”, resume Ana Paula Marra.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nosso Natal

O jantar natalino da noite desta quinta-feira foi o primeiro de uma série de três eventos do GDF com foco prioritário nas famílias do DF. Nos próximos dias, ocorre uma ação de lazer em local a definir e o desfecho é o tradicional almoço com cardápio especial nos 14 restaurantes comunitários, com data a ser divulgada nos próximos dias.

“Nesta edição, o objetivo é valorizar nossas equipes de trabalho dos restaurantes. Chefs, cozinheiros, auxiliares, nutricionistas, vigilantes, gerentes e demais integrantes. Ou seja, profissionais que, ao longo dos últimos anos precisaram se reinventar para oferecer um serviço contínuo e de qualidade à população”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ao lembrar das mais de 8 milhões de refeições servidas nessas unidades ao longo de 2022.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF