13/12/2022 às 18:56, atualizado em 14/12/2022 às 13:26

UBS da Asa Norte atua na conscientização sobre HIV e câncer de pele

Dezembro é o mês de prevenção para as duas doenças; para chamar a atenção da população, a unidade intensificou os testes de detecção e orientou sobre o tumor

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Apesar de Outubro Rosa ser a campanha mensal mais conhecida ligada à saúde, ao longo dos 12 meses do ano, uma ou mais doenças são tema de conscientização. Em dezembro, o combate ao câncer de pele e ao HIV/Aids e às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) são lembrados nas campanhas Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho, respectivamente.

Com o objetivo de alertar a população sobre as enfermidades, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Norte promoveu, nesta terça-feira (13), uma manhã de ações preventivas. A primeira foi a testagem para HIV e ISTs, sugerida para os pacientes presentes na unidade no dia.

A gerente da UBS 1 da Asa Norte, Débora Moura Costa, alerta: “Nosso maior objetivo é a detecção precoce” | Fotos: Sandro Araújo/SES

“O ano todo é tempo de prevenção”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “As datas acabam reforçando o alerta, e a atenção primária, ou seja, as UBSs fazem esse trabalho de reforço com ações de esclarecimento e educação em saúde”.

“O HIV é uma doença que está voltando entre as pessoas mais jovens”, alertou a enfermeira Débora Moura Costa, gerente da UBS 1 da Asa Norte. “O objetivo é falarmos para as pessoas sobre a importância de prevenir, de ter cuidado e de fazer o teste rápido, que é ofertado em todas as unidades básicas, não sendo algo exclusivo do dia de hoje”. Segundo o mais recente informativo epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES), a maior proporção de casos de Aids notificados está entre pessoas de 20 a 29 anos.

Exames

Oferecido ao público presente, o exame foi feito a partir da coleta de uma amostra de sangue. Além de avaliar a presença do vírus HIV, os profissionais também fazem os testes para hepatite B e sífilis, consideradas infecções sexualmente transmissíveis.

“Estamos tentando conscientizar a população de que a detecção precoce é o melhor caminho”, explicou Débora Costa. “Se a pessoa teve relação sexual com alguém sabidamente positivo ou uma relação sexual desprotegida, que faça o exame. O preconceito em relação às doenças só leva à  ausência de saúde e a um prejuízo muito grande.”

A gestora lembrou que, além dos testes rápidos, todas as UBSs contam com preservativos femininos e masculinos que podem ser retirados gratuitamente. No caso da UBS 1 da Asa Norte, as camisinhas ficam em uma área no fim do corredor. “É um incentivo para que as pessoas usem, e um cuidado que a gente tem é não criar nenhum obstáculo para que a pessoa pegue o preservativo”, disse.

Acompanhamento

Ricardo Bento fez os exames pela primeira vez: “É uma oportunidade de as pessoas falarem sobre a doença, já que estão crescendo os casos entre os jovens”

O pintor Ricardo Bento, 45 anos, foi um dos pacientes que se submeteram ao exame de HIV e ISTs. Ele foi até a unidade básica para atualizar o calendário vacinal. “Eu vim tomar a vacina da hepatite B porque a empresa em que eu vou começar a trabalhar exige a vacina e essa não estava em dia; aproveitei que estava no embalo e fiz o exame”, contou.

Ricardo, que nunca havia feito esse teste, disse acreditar que o incentivo da SES é uma forma de conscientizar a população sobre os riscos. “Essa campanha é boa, porque penso que é uma oportunidade de as pessoas falarem sobre a doença, já que estão crescendo os casos entre os jovens”, avaliou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os resultados ficam prontos em até 15 minutos. No caso de resultado positivo para HIV, é feito um segundo teste de uma outra marca. A repetição do resultado já é considerada diagnóstico.

“Fazemos o seguimento do acompanhamento daquele usuário e o encaminhamos para a especialidade ou fazemos a condução para exames complementares, mas qualquer paciente que tem resultado positivo é imediatamente direcionado para o atendimento, recebe aconselhamento e os encaminhamentos necessários dentro das próprias unidades que são equipadas para essa condução”, detalhou a enfermeira.

Atenção para a pele

[Olho texto=”“Estamos aproveitando também que dezembro é um mês em que as pessoas viajam e vão para a praia para falar sobre a importância de observar manchas, sinais e pintas no corpo”” assinatura=”Aline Vieira, enfermeira” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao mesmo tempo que adverte sobre as ISTs, a campanha da UBS também chama atenção para o câncer de pele, que representa 30% dos casos dos tumores, de acordo com a publicação Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para isso, uma das equipes multidisciplinares da unidade básica orienta os pacientes sobre o tipo de tumor, entregando panfletos e kits com amostras de protetor solar. “Estamos aproveitando também que dezembro é um mês em que as pessoas viajam e vão para a praia para falar sobre a importância de observar manchas, sinais e pintas no corpo. Vamos orientando como avaliar cada lesão”, pontuou a enfermeira Aline Vieira, da Equipe Fogo da UBS 1 da Asa Norte.

Entre os fatores de risco para o câncer de pele destacados pela equipe, estão a quantidade de sardas e pintas no corpo, feridas que não cicatrizam, pintas que mudam de cor ou estão crescendo e o fator histórico de casos da doença na família.

“Nosso maior objetivo é a detecção precoce”, resumiu Débora Costa. “Fazemos essas séries de ações de prevenção e promoção da saúde, porque é o nosso carro-chefe como Atenção Primária. Nosso desafio é ultrapassar esse paradigma de que as unidades de saúde estão aí só para tratar pessoas doentes. Estamos aqui para pegar pessoas saudáveis e mantê-las saudáveis.”

UBS da Asa Norte atua na conscientização sobre HIV e câncer de pele