14/12/2022 às 14:57, atualizado em 14/12/2022 às 16:52

Parque da Cidade ganha Jardim de Rosas com 200 mudas

Embaixada da Bulgária, país que é um dos grandes produtores mundiais da flor, presenteia o Parque Dona Sarah Kubitschek pelo bicentenário da independência brasileira

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Embaixada da Bulgária presenteou o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, nesta quarta-feira (14), com 200 mudas de rosas que vão compor o Jardim de Rosas. A iniciativa é uma comemoração do bicentenário da Independência do Brasil. O jardim fica próximo ao relógio de sol, com acesso pelo estacionamento do Pavilhão de Exposições.

A embaixadora da Bulgária, Bojidara Sartchadjie, no Jardim de Rosas do Parque da Cidade, que conta com 200 mudas da flor | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O novo espaço foi idealizado com o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Distrito Federal (EAI), da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL), da Administração do Parque da Cidade e da Novacap.

O subchefe executivo do EAI, Emiliano Abreu, destacou os bons laços de amizade entre a Embaixada e o Distrito Federal

A homenagem, além de representar o importante marco dos 200 anos de independência brasileira, também traz para a capital do país um pedacinho da Bulgária, uma vez que o país é um dos maiores produtores de rosas, sendo o responsável por 85% do óleo de rosas fabricado no mundo.

A embaixadora búlgara, Bojidara Nikolova Sartchadjieva, ressaltou o valor da cooperação entre os dois países. “Gostaria de dar especial atenção à forma como o Brasil e a Bulgária cooperam em importantes projetos internacionais nas áreas de cultura e educação, e quero compartilhar que as instituições brasileiras de ensino superior têm interesse em continuar o intercâmbio e aprofundar a cooperação com as universidades búlgaras como na formação de alunos, bem como no desenvolvimento de projetos científicos em conjunto”, destacou.

O subchefe executivo do EAI, Emiliano Abreu, exaltou os bons laços de amizade entre a Embaixada e o Distrito Federal por realizar, ao longo dos anos, diversos eventos que colaboram com o ambiente cultural de Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“As rosas, simbolicamente plantadas aqui no Parque, representam a beleza e o afeto do povo búlgaro para com os brasileiros, e quem passar por este espaço poderá apreciar a homenagem e o respeito internacional à importância deste marco para o Brasil — o bicentenário da Independência”, afirmou.

O Parque da Cidade, além de receber competições esportivas e eventos culturais, se transformou em ponto de encontro diário para milhares de pessoas. O local recebe, em média, 14 mil pessoas de segunda a sexta-feira e 37 mil aos fins de semana. “São 420 hectares abertos para a população com uma série de atrativos para todas as idades, o jardim vem para abrilhantar essa estrutura”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer e do Escritório de Assuntos Internacionais

Parque da Cidade ganha Jardim de Rosas com 200 mudas