23/12/2022 às 13:21, atualizado em 23/12/2022 às 16:09

Ação Natal com Saúde tem vacinação e exames em locais de grande movimento

População tem acesso a vacinação contra covid e influenza, além de testagem para HIV, hepatites, sífilis, covid e glicemia; próximo evento será na Torre de Tv, em 24 de dezembro

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Mais uma ação do Natal com Saúde foi realizada nesta quinta-feira (22). Na ocasião, equipes da Secretaria de Saúde atuaram em frente ao shopping Conjunto Nacional, próximo à Rodoviária do Plano Piloto oferecendo à população vacinas contra a covid-19 e influenza, além da testagem para HIV, hepatites, sífilis, covid e glicemia.

Ação especial realizada na área central de Brasília vai se repetir neste sábado com multivacinação na Torre de TV, das 8h às 14h | Fotos: Sandro Araújo / Agência Saúde-DF

A ação especial visa ampliar a cobertura vacinal com a promoção do serviço em pontos estratégicos. A proposta é fazer com que a população retome o hábito de se imunizar e tenha a oportunidade de fazer a testagem de outras doenças. No dia 24 de dezembro, haverá multivacinação na Torre de TV, das 8h às 14h.

Os eventos natalinos começaram no domingo (18), no Parque da Cidade e no Terraço Shopping. Até o momento, foram aplicadas 391 doses – 210 no shopping (multivacinação), do dia 18 a 20, e 181 no Parque da Cidade (covid e influenza).

[Olho texto=”“Qualquer pessoa que esteja com dúvidas se tomou ou não todas as vacinas, ou que até tenha certeza que falta alguma, deve procurar uma sala de vacinação”” assinatura=”Pedro Zancanaro, diretor de Atenção Primária da Região de Saúde Central” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O diretor da Atenção Primária da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro, diz que as ações natalinas têm como objetivo chegar a pacientes que, muitas vezes por indisponibilidade de tempo, não vão às unidades básicas de saúde. Ele acrescenta que a atualização do cartão vacinal é de suma importância para evitar casos graves da doença.

“Em um momento em que há repique dos casos de covid, precisamos garantir que as pessoas estejam com o esquema vacinal atualizado”, explica o diretor. “Qualquer pessoa que esteja com dúvidas se tomou ou não todas as vacinas, ou que até tenha certeza que falta alguma, deve procurar uma sala de vacinação”, completa.

Segundo a diretora de Atenção Secundária da Região de Saúde Central, Pollyanna Mertens, ações levam os serviços diretamente para a população. “Aqui em frente ao shopping, conseguimos atender quem vem fazer compras de Natal, almoçar ou passear e que, provavelmente, não pensava em se consultar ainda nesse ano”, pondera Mertens.

Atendimento ampliado

O professor Francisco Rodrigues dos Santos, 45 anos, saiu de Águas Lindas para cuidar da saúde na manhã desta quinta. “Vim fazer um check-up geral, com exames de hepatite, HIV, glicemia. É um costume meu: de três em três meses, procuro atendimento para saber como estou, como posso melhorar”, conta ele. “Desde o ano passado aproveito ações assim pra fazer os exames, pois sinto que o atendimento é muito bom e mais rápido”, completa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Já o engenheiro químico Daniel Valencia, 33 anos, soube da ação por cartazes em frente ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Rodoviária do Plano. “Aproveitei para fazer tudo que podia. Geralmente, as esperas são longas e, hoje, foi rápido e fácil”, comenta o morador do Guará.

Quem também não perdeu a oportunidade de dar uma olhadinha na saúde foi a aposentada Genezira Moreira, 62 anos. Ela acordou cedo para arrumar o cabelo no shopping Conjunto Nacional mas, antes do cuidado com a beleza, decidiu dar uma verificada na saúde. “Passei, vi o movimento e me interessei. Fiz todos os exames e, como minhas vacinas estão em dia, deu tudo certo”, diz ela.

Acesse aqui informações sobre a aplicação das vacinas contra a covid e os pontos de imunização.

Ação Natal com Saúde tem vacinação e exames em locais de grande movimento