29/12/2022 às 08:11

Forças de segurança definem ações para Réveillon no DF

Prainha, Eixo Cultural Ibero-americano, Sobradinho, Gama e Ceilândia são os locais onde haverá festividades na sexta (30) e no sábado (31)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“O Ciob é fundamental para proporcionar mais segurança à população. Em um único espaço, as instituições presentes têm mais capacidade de dar respostas em tempo hábil”” assinatura=”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As estratégias para atuação nos pontos das festividades de Réveillon já foram definidas pelas forças de segurança do DF. Os eventos serão realizados na sexta-feira (30) e no sábado (31), das 15h às 2h, abrangendo a Praça dos Orixás (Prainha), o Eixo Cultural Ibero-americano e os estacionamentos do ginásio Cláudio Coutinho (Sobradinho) e do estádio Bezerrão (Gama), além da Praça da Bíblia, em Ceilândia.

Equipes do Ciob se encarregam do monitoramento de diversos pontos do DF: segurança é prioridade total | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os eventos serão monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 29 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização. Os locais contarão, ainda, com reforço do policiamento e ações pontuais, de forma a minimizar impactos de trânsito, principalmente na região central de Brasília, que receberá as cerimônias de posse dos governos local e federal no domingo (1º/1/2023), dia seguinte aos eventos.

[Olho texto=”“Cada instituição tem um papel estratégico”” assinatura=”Coronel Cíntia Queiroz, subsecretária de Operações Integradas da SSP” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Nosso planejamento foi elaborado com atenção aos eventos programados para 1º de janeiro, de forma a garantir a segurança do público nas festividades da virada do ano”, afirma o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “O fato de os eventos terem sido distribuídos em outras regiões administrativas fará com que o público não se concentre apenas na região central, que será mais impactada no domingo”.

De acordo com o secretário, o monitoramento por meio do Ciob contribui para a solução rápida de eventuais situações que possam surgir. “O Ciob é fundamental para proporcionar mais segurança à população”, aponta. “Em um único espaço, as instituições presentes têm mais capacidade de dar respostas em tempo hábil. Isso é colocar o interesse público em primeiro lugar”.

Ação integrada

As estratégias foram definidas de acordo com fatores como cooperação e integração das forças de segurança e demais órgãos de mobilidade e serviços públicos participantes. “Cada instituição tem um papel estratégico”, ressalta a subsecretária de Operações Integradas da SSP, coronel Cíntia Queiroz.

Além do policiamento convencional, unidades especializadas darão suporte durante a ação. Para o evento, que está sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), foram contratados seguranças e brigadistas.  

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará nas festas com viaturas de busca e salvamento e combate a incêndio, posicionadas em pontos estratégicos para prestação de possíveis atendimentos. Equipes formadas pelos militares caminharão pelos locais durante os eventos para facilitar o atendimento. Em caso de emergência, a orientação é acionar o telefone 193.

Os efetivos das delegacias nas regiões dos eventos serão reforçados. Haverá prioridade nos atendimentos de ocorrências relacionadas aos eventos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Trânsito

Nos dias 30 e 31, das 17h às 2h, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), junto à Polícia Militar do DF, atuará em operações de sinalização, controle, fiscalização de trânsito e apoio à travessia de pedestres, durante o Réveillon Brasília Viva 2023, na Funarte.

A partir das 17h de sexta (30), o trânsito na via N1/S1, entre a Funarte e a Torre de TV, estará fechado nos dois sentidos. Como alternativa, o Detran sugere o retorno na via de ligação entre a W3 Norte e a W3 Sul.

Para garantir maior segurança na passagem de pedestres, a via S2 estará interditada, entre as 17h e as 2h, no trecho entre a S1 e a rotatória do Brasil XXI. As equipes do Detran e da PMDF apoiarão a travessia e também trabalharão para coibir infrações, como alcoolemia e estacionamento irregular.

Como sugestão de estacionamento, o Detran recomenda o Parque da Cidade (estacionamentos 12 e 13), a Torre de TV, o Setor Hoteleiro Norte e Sul e as vagas do Brasil XXI.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública e do Detran