31/12/2022 às 14:50, atualizado em 02/01/2023 às 15:32

MORADIAS ENTREGUES PARA APROXIMADAMENTE 5 MIL FAMÍLIAS

De 2019 a 2022, a Codhab realizou grandes projetos nas áreas de habitação e regularização, beneficiando milhares de famílias em todo o DF 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nos últimos quatro anos, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) empreendeu importantes ações para tornar realidade o sonho da casa própria e implantar a regularização fundiária em áreas de interesse social, garantindo o direito à escritura definitiva e a vários outros serviços, contemplando milhares de pessoas em Brasília. Cada projeto desenvolvido nesta gestão teve como objetivo beneficiar famílias de baixa renda com moradia, levando dignidade, segurança, salubridade e atendimento de qualidade a quem mais precisa.  Em entrevista à Agência Brasília, o presidente da Codhab, João Monteiro, fala sobre as ações da companhia. Acompanhe, a seguir. 

Foto: Arquivo/Agência Brasília

Conjunto habitacional em Samambaia: assim como nesta cidade, moradores de várias outras regiões administrativas já possuem as escrituras de seus imóveis | Foto: Arquivo/Agência Brasília

AGÊNCIA BRASÍLIA – Como foi a entrega de moradias nesses últimos anos?
JOÃO MONTEIRO Nesses quatro anos, a Codhab realizou a entrega de aproximadamente 5 mil moradias em diversas regiões do DF. Entre essas, destacamos o empreendimento Itapoã Parque, no Itapoã; em São Sebastião, o Parque dos Ipês; no Recanto das Emas, o Remas; no Sol Nascente, o Parque do Sol, entre outras. Além disso, a companhia pôde construir 103 unidades habitacionais por meio do programa Moradia Digna, destinado a pessoas com deficiência (PcDs), idosos e vulneráveis, e reformar 151 moradias precárias com o subprograma Melhorias Habitacionais. Muitas famílias foram e serão beneficiadas pelo programa Morar Bem. 

[Olho texto=”“Os governos anteriores não providenciaram as escrituras, o que resultou em uma situação de informalidade que se arrastava por mais de 20 anos e somente agora, nesta gestão, foi resolvida”” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

AB – Houve lançamento de novos empreendimentos?

JMVários projetos foram lançados ou já iniciaram as obras. Destacamos o Alto Mangueiral, que terá mais de 7 mil moradias. Houve o lançamento do Reserva do Parque, que terá mais de 5 mil moradias, e lançamos também os editais da QNR 6, Centro Urbano, Pipiripau, Vargem da Bênção e muitos outros. 

O presidente da Codhab, João Monteiro, afirma que projeção da companhia é atender ainda mais famílias em situação de vulnerabilidade social | Foto: Divulgação/Codhab

AB – E como foi a regularização nessa gestão?

JM Com o lançamento do programa Regulariza DF, projeto grande, que vem beneficiando milhares de famílias. Hoje, ele já disponibilizou mais de 4 mil escrituras totalmente gratuitas, para moradores que esperavam havia anos. Cidades como  Samambaia, Riacho Fundo e Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Vila Planalto, Areal, Guará, já possuem moradores com as escrituras em mãos. Além disso, com o Regulariza DF, a companhia iniciou a regularização dos becos do Gama, Ceilândia e Brazlândia. Os governos anteriores não providenciaram as escrituras, o que resultou em uma situação de informalidade que se arrastava por mais de 20 anos e somente agora, nesta gestão, foi resolvida.

AB – Quais outros projetos a companhia destaca? 

JMUm projeto muito importante desta gestão é o Nenhuma Casa sem Banheiro, feito em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU-DF). O objetivo dele é poder executar melhorias sanitárias em domicílios de moradores de baixa renda. A companhia também realizou o lançamento de um empreendimento que será totalmente destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, com custo zero. 

AB – O que a Codhab projeta para os próximos anos?

JM Pretendemos entregar 43 mil unidades habitacionais e lançar 32 mil, executar o cheque moradia para dar entrada no financiamento imobiliário, fazer doação de áreas para a zona especial de interesse social (Zeis) e propor a criação de linhas de crédito diferenciadas. Projetamos  atender ainda mais famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, executar mais projetos de reforma e reconstrução, por meio do Melhorias Habitacionais. Enfim, continuar a  atender quem mais precisa. 

*Colaboração: Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab)