04/01/2023 às 13:15, atualizado em 04/01/2023 às 14:17

Exposição ‘Natureza Urbana’ vai até segunda (9) no Recanto das Emas

Com recursos do FAC, projeto estimula o reconhecimento da importância de mais espaços verdes nas cidades

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Instalada no Centro de Artes e Esportes Unificados do Recanto das Emas, a mostra Natureza Urbana, baseada no projeto fotográfico e audiovisual homônimo, termina na próxima segunda-feira (9). Visitantes podem conferir 30 fotos e cinco vídeos que mostram a conexão entre pessoas e elementos da natureza. A entrada é gratuita.

Mostra reúne imagens e vídeos que têm como foco a relação da cena urbana com a natureza | Foto: Divulgação/Anna Menezes

A iniciativa foi idealizada pela dupla de diretores artísticos Lainha Loiola e Gustavo Letruta, que notaram a redução da natureza no meio urbano devido ao crescimento populacional e à expansão imobiliária. “O projeto buscou encontrar uma relação contemporânea que conectasse a natureza com a narrativa urbana humana”, explica Letruta. As obras, acrescenta ele, indicam uma recriação da natureza a partir da arquitetura da cidade. 

O projeto recebeu fomento de R$ 80 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), e está em execução desde 9 de dezembro do ano passado. Ao longo desse período, as obras foram projetadas em fachadas de prédios e construções, redesenhando os espaços com verde no Recanto das Emas e no Riacho Fundo.

Serviço

Exposição Natureza Urbana
? Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9, Recanto das Emas)
?
Quando: até segunda-feira (9), das 8h à meia-noite, com classificação indicativa livre e entrada gratuita.