05/01/2023 às 19:34

Lançado prêmio para quadrilhas juninas

Edital publicado no DODF vai distribuir o total de R$ 600 mil entre 50 grupos representantes do segmento cultural

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O ano de 2023 começou e, com ele, começam os preparativos para as grandes festas populares que carregam as tradições da nossa cultura. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (5), o Edital nº1/2023, que seleciona e premia grupos e coletivos que tanto vêm contribuindo para os festejos juninos do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

Entre os critérios analisados pela Comissão de Seleção estão tempo de atuação da quadrilha junina e participação em circuitos, festivais e festejos populares | Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Com valor total de R$ 600 mil, o edital visa à distribuição do fomento entre 50 premiados, que podem ser pessoa jurídica ou microempreendedor individual (MEI). As candidaturas para a premiação podem ser feitas de 6 de janeiro até às 23h59 de 4 de fevereiro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Secec, apresentação de comprovação de atuação e demais documentos previstos no certame. O edital substitui o n° 45/2021.

[Olho texto=”“Ao contemplar 50 grupos, o fomento se desdobra em resultados muito maiores, já que beneficia centenas de pessoas ligadas à cadeia produtiva dos circuitos e festejos juninos”” assinatura=”Sol Montes, subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural da Secec” esquerda_direita_centro=”direita”]

Após o prazo de inscrição, a Comissão de Seleção ficará responsável pelo exame de admissibilidade das candidaturas e indicação das premiadas. Serão considerados critérios como atuação da quadrilha junina no segmento para qual está indicada por meio de iniciativas já realizadas; tempo como quadrilha junina; participação em circuitos, festivais e festejos populares; além de pontuação extra para proponentes residentes nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano.

A notificação de necessidade de complementação de informação ou documentação após publicação do resultado provisório será enviada para o endereço eletrônico informado no ato da inscrição, devendo ser atendida integralmente em até três dias corridos, a contar do primeiro dia útil subsequente à notificação. Do mesmo modo, quando da publicação do resultado provisório no DODF, os interessados poderão apresentar recursos no prazo de cinco dias corridos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Premiação

Realizado pela primeira vez em 2020, o edital de Premiação das Quadrilhas Juninas é fruto de um convênio entre a Secec e o Ministério do Turismo e se mostrou um instrumento de reconhecimento desse importante segmento da cultura do DF, mas também um importante resgate de grupos que se viram tão atingidos financeiramente durante a pandemia de covid. Com isso, as apresentações realizadas ao longo de todo o ano se mostraram ainda mais potentes e de alta qualidade.

“Ao contemplar 50 grupos, o fomento se desdobra em resultados muito maiores, já que beneficia centenas de pessoas ligadas à cadeia produtiva dos circuitos e festejos juninos”, explica a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural da Secec, Sol Montes, responsável pelo chamamento público.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF