16/01/2023 às 13:58

Inscrições abertas para oficinas gratuitas de dança, teatro e artesanato

As aulas são realizadas em vários horários, no Mercado Sul, em Taguatinga

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Pessoas de todas as idades que desejam desenvolver expressões artísticas podem participar do projeto Manutenção de Espaço Invenção Brasileira, executado desde dezembro de 2022 pelo grupo Invenção Brasileira, no Mercado Sul, em Taguatinga.

São oficinas gratuitas de teatro, dança e artes visuais. “Quem quiser participar, é só chegar”, afirma o coordenador do projeto, Angel Rodriguez. O Mercado Sul fica na QSB 13, Lote 15, Taguatinga.

A ecofeira é uma das realizações do Invenção Brasileira, que também atua com artesanato ecológico | Foto: Divulgação

As oficinas oferecem atividades para todos os dias da semana. Às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h, são ministradas as aulas da oficina de teatro popular, com o artista, mímico e ator Abder Paz. Nesses mesmos dias, das 18h às 22h, o grupo Coco DuBem oferece a oficina de brincadeiras de roda, com elementos da cultura popular.

[Olho texto=”Projeto Manutenção de Espaço Invenção Brasileira conta com recursos do FAC ” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Às quartas, das 14h às 17h, o mestre Virgílio Mota ministra a oficina de cenografia em papelão. Ele ensina a produção de objetos de qualquer tipo com o reaproveitamento de papelão e sacos de cimento. Já aos sábados, das 8h às 18h, Thabata Lorena e Oráculo ministram a oficina de canto e composição, com abordagem de como o conhecimento do corpo, percepção musical, práticas de canto solo e coral, técnicas de composição, estudos de ritmos e gêneros musicais.

O Espaço Invenção Brasileira é dedicado ao desenvolvimento da cultura dos diversos pontos do país, desenvolvendo o aprendizado de danças como coco, maracatu e capoeira, entre outras.  Na comemoração dos oito anos do projeto, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), os organizadores instalaram no local uma ecofeira, que Angel Rodriguez define como “o ponto do artesanato ecológico e dos produtos da ecoeconomia da região”.