19/01/2023 às 17:12

Blitz da Saúde Mental esclarece servidores no Anexo do Buriti

Ação envolveu profissionais da área para alertar sobre a prevenção do adoecimento emocional na administração pública

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) participaram de movimentação diferente na entrada do Anexo do Palácio do Buriti, na manhã desta quinta-feira (19). Os trabalhadores foram recebidos e acolhidos pela Blitz da Saúde Mental, iniciativa da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) para orientar e conscientizar sobre a campanha nacional do Janeiro Branco.

Equipes da Seplad atuaram na ação, distribuindo material informativo entre os servidores | Foto: Jeniffer Panizzon/Seplad

“É o maior movimento do Brasil no sentido de estimular o cuidado com a saúde mental”, avalia a subsecretária Ana Paula Delgado. Segundo ela, a blitz foi pensada como forma de alertar os servidores para a prevenção e o combate ao adoecimento emocional na administração pública.

[Olho texto=”“Acolher e orientar o servidor são fatores de investimento na proteção à saúde mental”” assinatura=”Ana Paula Cardoso, secretária-executiva de Gestão Administrativa da Seplad” esquerda_direita_centro=”direita”]

A abordagem foi feita pela equipe da Gerência de Saúde Mental da Subsaúde, que conversou com os servidores para esclarecer sobre os perigos de quem não cuida da saúde de uma forma completa. “Como enfatiza a Organização Mundial de Saúde [OMS], ‘não há saúde sem saúde mental’”, afirma Ana Paula. 

Na ocasião, foram distribuídos broches do laço branco, um símbolo do movimento. A secretária-executiva de Gestão Administrativa da Seplad, Ana Paula Cardoso, lembrou que no GDF há um serviço de suporte psicológico disponível para os servidores. “É um trabalho que realizamos dentro da Seplad, e essa ação é também uma forma de divulgar esse serviço”, explica. “Acolher e orientar o servidor são fatores de investimento na proteção à saúde mental”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Seminário

Ainda dentro da programação da campanha Janeiro Branco, a Subsaúde realizará, em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), o seminário “Saúde mental: a vida pede equilíbrio”. 

O objetivo é chamar a atenção, difundir e ampliar o debate sobre a importância do diálogo em torno dos temas saúde mental e saúde emocional. Serão discutidos os cuidados nas perspectivas de prevenção do adoecimento emocional e de tratamentos especializados.

Destinado aos servidores do GDF, o seminário será na próxima quinta-feira (26), das 10h às 12h, no auditório da Egov. Interessados em participar devem se inscrever até segunda-feira (23) neste link

* Com informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad)