20/01/2023 às 12:43, atualizado em 20/01/2023 às 17:20

Programação cultural deste fim de semana oferece opções variadas 

Entre os destaques, estão filmes especiais no Cine Brasília e encontros no Centro de Tradições Populares de Sobradinho 

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O ano de 2023 sorriu de braços abertos para a alegria do Boi de Seu Teodoro, com uma série de encontros coloridos realizados ao longo deste mês no Centro de Tradições Populares de Sobradinho. A coroação dessa festa, que ofereceu ao público atividades gratuitas, será nesta sexta-feira (20), às 16h, com o lançamento do Museu do Boi de Seu Teodoro. Entre as atrações de destaque na solenidade, haverá procissão com andor de São Sebastião, show com a percussionista Larissa Umaytá e apresentação da escola de samba local Bola Preta.

O Boi de Seu Teodoro será homenageado com o lançamento do museu que ganha o nome desse coletivo cultural | Foto: Divulgação

“O Boi de Seu Teodoro completa 60 anos em 25 de janeiro, e o museu vem como uma comemoração, um importante passo para a preservação de nossa memória”, comemora Guará Freira, um dos filhos de Seu Teodoro. “É uma releitura de tudo que Teodoro fez, desde 1961, quando o Boi foi inaugurado no Rio de Janeiro, e em 1963, em Sobradinho.”

Artes cênicas

No Complexo Cultural de Samambaia, às 20h, será apresentado o espetáculo Desmonte – Construção Exposta. Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a peça tem performances dos artistas Jonathan Andrade, Maria Eugênia Félix e Rodrigo Lélis e mostra construção dramatúrgica ousada em tempo real, diante do público. 

Desmonte vislumbra a possibilidade de explorar diferentes meios de composições de uma obra, assim como formar um público com olhar crítico e investigativo”, comenta o diretor do espetáculo, Diego Bressane. “Nessa montagem, o público acaba sendo também coautor dos processos de pensar a linguagem cênica.”

Exposição

Dividida em três partes, a exposição Brasil Futuro: As Formas de Democracia, em cartaz até 26 de fevereiro no Museu Nacional da República (MuN), convida o público a fazer uma reflexão sobre a soberania do povo brasileiro por meio de obras de artes clássicas e intervenções atuais. Entre os destaques, estão os raros trabalhos de Anita Malfatti e Di Cavalcanti que integram o acervo permanente do MuN.

“O termo ‘futuro’ no título da exposição tem a ver com a ideia de que democracia é sempre um projeto em aberto, a ser aperfeiçoado; essa é a beleza e a dificuldade da democracia”, define uma das curadoras da mostra, Lilia Schwarcz, professora na Universidade de São Paulo (USP) e autora de dezenas de livros e artigos.

Cinema

‘Shabondama’ está entre as atrações da Mostra de Cinema Japonês, no Cine Brasília | Foto: Divulgação

No Cine Brasília, templo da sétima arte da capital, o público pode conferir até este domingo (22) sete produções inéditas, durante a Mostra de Cinema Japonês. São sempre três sessões diárias – às 15h30, 18h e 20h – com o que há de melhor no audiovisual nipônico, como o drama Summer Blooms, de Ryutaro Nakagawa, em que uma ex-professora reflete sobre a morte do namorado cercada de segredos do passado.

Na programação normal do Cine Brasília, o destaque é a estreia do premiado drama brasileiro Regra 34, de Julia Murat, vencedor do 75º Festival de Locarno, onde o filme conquistou o Leopardo de Ouro de Melhor Filme. A história acompanha a estudante de direito Simone, que trabalha com mulheres vítimas de violência, enquanto ganha a vida se expondo nas redes sociais de maneira sensual. “Regra 34 traz o cinema brasileiro de volta ao esplendor anárquico do cinema marginal, um trabalho ousado e político que pretende deixar uma marca”, comenta a diretora artística do festival italiano, Giana Nazzar. “O corpo tornou-se objeto político”. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Serviço

Centro de Tradições Populares de Sobradinho (Quadra 15, Área Especial n° 2, Sobradinho). Sexta (20).
?16h: Lançamento do Museu do Boi de Seu Teodoro
?
17h: Procissão com andor – São Sebastião
?
18h: Derrubamento do Mastro de São Sebastião
?
19h: Bumba Maria Meu Boi
?
20h: Tambor de Crioula de Seu Teodoro
?
21h: Larissa Umaytá
?
22h: Boi de Seu Teodoro
?
23h: Bola Preta de Sobradinho

Complexo Cultural de Samambaia (Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01, Samambaia Sul). Dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 deste mês, sempre às 20h.
?Espetáculo Desmonte – Construção Exposta. Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão

Museu da República (Setor Cultural Sul). Funcionamento: das 9h às 18h30.
?Exposição Brasil Futuro: As Formas de Democracia

Cine Brasília (EQS 106/107, Asa Sul)
?Mostra de Cinema Japonês: até domingo, com sessões às 15h30, 18h e 20h.
Ingressos: entrada promocional a R$ 5; ingressos disponíveis na bilheteria 1h antes de cada sessão.
Para as demais atrações, consulte a programação no site do cinema.