20/01/2023 às 15:10, atualizado em 20/01/2023 às 15:45

SLU promove mutirão de conscientização sobre descarte de lixo na Estrutural

Ação motivada pela administração da cidade contou com apoio de DF Legal, PM, Detran e Vigilância Sanitária

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Um mutirão de conscientização foi realizado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) na manhã desta sexta-feira (20) na Estrutural. O projeto Mobilização e Ação é uma campanha da empresa pública para ensinar as pessoas como descartar lixo e qual a forma correta de fazer a seleção do material que vai ser jogado fora. A operação, que acontece de 15 em 15 dias pelas regiões administrativas do DF, conta com parceria de DF Legal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Detran.

A ação desta sexta (20) foi no bairro Santa Luzia, na Estrutural, e mobilizou 20 servidores fiscais do SLU | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A demanda foi solicitada pelo administrador da cidade, Alceu Prestes de Mattos, incomodado com a quantidade de detritos espalhados pelas ruas da RA pelos moradores. “Além de órgãos do governo que são proativos, o SLU é um dos parceiros aqui na nossa cidade que nos ajuda a tentar conscientizar as pessoas de como descartar seu lixo”, comemora o gestor. “Em relação a entulho, nós temos um grande desafio; acabamos de limpar uma rua e meia hora depois a população volta a jogar lixo errado novamente. É um problema cultural, infelizmente”, lamenta.

[Olho texto=”“Em relação a entulho, nós temos um grande desafio; acabamos de limpar uma rua e meia hora depois a população volta a jogar lixo errado novamente. É um problema cultural, infelizmente”” assinatura=”Alceu Prestes de Matos, administrador da Estrutural” esquerda_direita_centro=”direita”]

A ação desta sexta (20) ocorreu no bairro Santa Luzia e mobilizou três carros de sons do SLU, além de 20 servidores fiscais do órgão, os chamados constatadores, que vão de casa em casa orientando e alertando os moradores. O palhaço Vassourito, mascote da ação, deu um toque lúdico à ação educativa.

Para a coordenadora de Mobilização Social e Educação Ambiental do SLU, Efigênia Lustosa Nogueira, trata-se de um trabalho de formiguinha, mas extremamente necessário, por estar relacionado a questões sanitárias. “É uma iniciativa que acontece desde 2021 e o objetivo dela é chamar a atenção da população, conscientizar sobre a forma da separação do seu resíduo”, explica. “Não se pode colocar lixos do lado de fora do papa-lixo, mas dentro, então estamos o tempo inteiro orientando os moradores, batendo nessa tecla da informação e da educação”, diz.

Auditor fiscal de resíduos da DF Legal, Silveira Pereira de Queiroz explica como é a participação do órgão fiscalizador na operação Mobilização e Ação do SLU. “É um trabalho de apoio ao SLU e hoje nosso papel é mais educativo, mas, quando há o descarte irregular, a DF Legal faz a abordagem com um auto de notificação, e, em seguida, um auto de infração”, detalha o servidor. “Persistindo as irregularidades, o infrator é multado, com punição entre R$ 107 a R$ 2 mil”, esclarece.

A região administrativa da Estrutural conta com 20 papa-lixos espalhados em locais estratégicos da cidade, sendo sete só no Setor Santa Luzia. São contêineres semienterrados, preparados para receber resíduos da coleta convencional, ou seja, o que não vai para a coleta seletiva. O objetivo do equipamento é facilitar o descarte de resíduos de forma segura e limpa.

“Estou achando bacana, porque as pessoas realmente têm que ter consciência que o lixo deve ser colocado dentro do papa-lixo e não fora”, destaca a enfermeira Leni Sousa | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“De domingo a domingo, uma vez por dia, o SLU vem coletar os papa-lixos e três vezes por semana é a coleta mecanizada de entulhos e restos de obras, móveis velhos que o pessoa acaba descartando de forma irregular”, esclarece a coordenadora de Mobilização Social do SLU, Efigênia Nogueira.

Para a enfermeira Leni Sousa, a iniciativa é salutar. “Estou achando bacana, porque as pessoas realmente têm que ter consciência que o lixo deve ser colocado dentro do papa-lixo e não fora”, defende. “Com esse trabalho de conscientização, vai melhorar bastante o dia a dia da cidade”, elogia o vigilante Francisco Pedro.

A próxima ação ocorrerá no dia 27 de janeiro, uma sexta-feira, no Polo de Modas do Guará.

SLU promove mutirão de conscientização sobre descarte de lixo na Estrutural