23/01/2023 às 14:56, atualizado em 23/01/2023 às 15:05

Iniciado o trabalho de alvenaria da sala técnica do Túnel de Taguatinga

O espaço ocupa a porção central do túnel e tem como objetivo abrigar equipamentos de monitoramento e comando

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Localizada no ponto de encontro subterrâneo entre as avenidas Central e Comercial, a sala técnica do Túnel de Taguatinga teve mais uma etapa iniciada. Nesta segunda-feira (23), começou o trabalho de alvenaria do espaço.

A sala técnica, uma cabine de concreto com 32,4 m x 53,50 m, será ocupada por centrais de monitoramento do sistema de ventilação, segurança, brigada de incêndio, geradores de energia, quadros de comando e até um reservatório de água com capacidade para 50 mil litros, para casos de emergência | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

[Olho texto=”“Iniciamos a alvenaria da sala técnica. Serão 30 dias de trabalho dessa parte bruta. No outro mês, faremos o acabamento e os pisos”” assinatura=”André Borges, engenheiro civil ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante um mês, o serviço se concentrará na construção das paredes e das divisórias da cabine. “Iniciamos a alvenaria da sala técnica. Serão 30 dias de trabalho dessa parte bruta. No outro mês, faremos o acabamento e os pisos”, explica o engenheiro civil André Borges.

Em dezembro do ano passado, a sala recebeu a preparação para 14 quadros de energia, cujo cabeamento vai passar por uma eletrocalha – canaleta de aço galvanizado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Com 32,4 m x 53,50 m, a cabine de concreto serve como base para todas as operações envolvendo o túnel. Ela será ocupada por centrais de monitoramento do sistema de ventilação, segurança, brigada de incêndio, geradores de energia, quadros de comando e até um reservatório de água com capacidade para 50 mil litros, para casos de emergência.

O Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em processo de construção no Brasil e vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente. O investimento é de R$ 275 milhões.

Iniciado o trabalho de alvenaria da sala técnica do Túnel de Taguatinga