25/01/2023 às 14:09, atualizado em 25/01/2023 às 17:16

Autorizada construção de rota alternativa ligando a Estrutural à DF-010

Obra será feita por etapas, com o primeiro trecho em pista simples de mão dupla; investimento é de R$ 10 milhões

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A construção de uma rota alternativa ligando a Estrutural à Estrada Parque Abastecimento e Armazenagem (EPAA), na DF-010, foi autorizada nesta quarta-feira (25) pela governadora em exercício Celina Leão. Com investimento de R$ 10 milhões, os trabalhos serão executados em etapas e, neste primeiro momento, com a construção de pista simples de mão dupla.

Nova rota terá cerca de 4 km de extensão, com início na Cidade do Automóvel | Reprodução

[Numeralha titulo_grande=”35 mil ” texto=”pessoas circulam diariamente pela região da Cidade do Automóvel” esquerda_direita_centro=”direita”]

A liberação da obra foi comunicada durante evento na Cidade do Automóvel, no SCIA/Estrutural, com a presença de empresários de concessionárias, público que reivindicava a rota alternativa havia pelo menos cinco anos. Segundo representantes das agências de veículos, passam cerca de 35 mil pessoas pela região diariamente. 

A rota alternativa terá aproximadamente quatro quilômetros de extensão, com início na Cidade do Automóvel, entre o Complexo de Reciclagem e o Instituto Federal de Brasília da Estrutural, passando pela área do Exército, na DF-010, e pelo Setor de Garagens Oficiais, nas proximidades do Palácio do Buriti. 

Vias descongestionadas 

Ao comentar a obra, a governadora em exercício Celina Leão falou do trabalho da atual gestão para concretizar esse pedido. “Há um ano o governador Ibaneis Rocha tomou a iniciativa de levar adiante o projeto, eu ajudei colocando emenda parlamentar enquanto deputada da Câmara Federal, e com certeza agora o GDF vai fazer essa obra”. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os serviços serão executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER). O presidente do órgão, Fauzi Nacfur Junior, ressaltou que a nova via descongestionará a região e ampliará opções de entrada e saída da Cidade do Automóvel, até então restrita à Via Estrutural e suas reversões.

“Quando você faz uma ligação para o lado norte da cidade, você cria mais uma opção e tira todo mundo desse imbróglio perto da região do Viaduto Ayrton Senna”, afirmou Fauzi. “Todo mundo tinha que passar por ali, e, com essa pista, você vai contornar por trás da Rodoferroviária, do Shopping Popular, para sair dentro da Cidade do Automóvel.”

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, reforçou: “É uma obra muito impactante para todo o DF, não somente para a região; terá um impacto em outros pontos da cidade e mostra o compromisso do governo com esse projeto saindo do papel”.