26/01/2023 às 10:42

Feiras colaborativas movimentam o Museu de Arte de Brasília

Projeto, que ocorre entre sexta (27) e domingo (29) e de 3 a 5 de fevereiro, valoriza a economia criativa do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Cada vez mais populares entre o público, as feiras colaborativas se tornaram um verdadeiro ponto de encontro de ideias, serviços e produtos, conectando pessoas e negócios locais. Pensando nisso, a organização da sociedade civil (OSC) Amigos do Futuro realiza, com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), eventos desse tipo no Museu de Arte de Brasília (MAB).

A iniciativa será realizada entre sexta (27) e domingo (29) e de 3 a 5 de fevereiro, com programação totalmente gratuita, que inclui uma série de atividades, integrando diferentes temas, linguagens e públicos dentro do espaço do museu, movimentando e fortalecendo a cadeia da economia criativa. “Esses eventos confirmam a vocação do MAB como um local que congrega não apenas as artes visuais e o design, mas também todas as outras manifestações culturais. Além disso, a combinação de apresentações para adultos e para crianças permite que a visita seja um programa para toda a família”, celebra o gerente do Museu de Arte de Brasília, Marcelo Jorge.

A iniciativa ocorre nos dois próximos finais de semana, com programação totalmente gratuita | Foto: Marina Gadelha

Os dois fins de semana contarão com dez estandes para expositores de artesanato, gastronomia, moda e literatura, valorizando os produtores locais. Em paralelo, os shows trazem artistas de diferentes estilos: Dhi Ribeiro, Valerinho Xavier, Renata Jambeiro, Banda Satisfaction, Projeto Minduim e Grupo Chorando a Bessa, além da cultura hip hop representada por Laiz Cecília, DJ Ocimar, DJ Pudão, Pegada Black e Mano Dablio.

Já na parte destinada às crianças, as feiras colaborativas no MAB vão contar com brinquedoteca, brinquedos infláveis e atividades acompanhadas por monitores, além de apresentações artísticas, como o espetáculo Tom e Jerry, da Cia Teatral Neia e Nando, show do mágico Tio André e contação de histórias com Nyedja Gennari.

“O Museu de Arte de Brasília é um dos maiores símbolos candangos e da cultura brasiliense. Por isso, a programação vem promover artistas da capital do Brasil, dando acesso ao mercado consumidor de arte e fomentando a economia criativa, gerando um ciclo de desenvolvimento e ganho de valor ao setor artístico”, explica o presidente da Amigos do Futuro, Fernando Borges. A parceria com a Secec é fruto de termo de fomento, no valor de cerca de R$ 200 mil.

Serviço

Feiras colaborativas no MAB
Data: de 27 a 29 deste mês e de 3 a 5 de fevereiro
Horário: das 12h às 19h
Local: Museu de Arte de Brasília – SHTN, Trecho 1, Projeto Orla, Polo 3, Lote 5
Saiba mais em: @ccbeiralago

? Programação infantil
A partir das 15h
27/1 e 4/2: Mágico Tio André
28/1 e 3/2: Contação de histórias com Nyedja Gennari
29/1: Espetáculo Tom e Jerry
5/2: Espetáculo A Monstrinha Corajosa

? Programação de shows
A partir das 18h
27/1: Dhi Ribeiro
28/1: Valerinho Xavier
29/1: Intervenção Arte Urbana
3/2: Renata Jambeiro
4/2: Banda Satisfaction
5/2: Projeto Minduim (Tributo a Charlie Brown Jr.).

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa