26/01/2023 às 17:27

Projeto convida mulheres a participarem de performance artística

Com recursos do FAC, iniciativa estimula expressividade corporal e autoconhecimento por meio da arte; primeiro ensaio será neste sábado (28)

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O projeto MulherÁrvore convida mulheres de todo o Distrito Federal para participarem da montagem de um espetáculo sobre o potencial artístico feminino. Será a conclusão do ciclo de oficinas Movências, Saberes e Criação, realizado no ano passado. A estreia da montagem está marcada para março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

O espetáculo será o resultado da soma de vivências e da expressividade das participantes | Foto: Divulgação

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (61) 98157.1351 (WhatsApp) e pelo Instagram @projetomulherarvore. Podem participar mulheres maiores de 18 anos, independentemente da profissão ou de experiência com atividades artísticas.

O ciclo de oficinas foi realizado em São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Sol Nascente/Pôr do Sol, com quatro encontros semanais em cada região administrativa. Agora, mulheres que já participaram das oficinas – junto às novas integrantes – montarão um espetáculo envolvendo o movimento consciente do corpo, a autorreflexão e o autocuidado.

Corpo feminino

“Sou artista desde que nasci, e há muito tempo percebo a falta de estímulo à expressividade do corpo feminino”, afirma a idealizadora do projeto, Cleani Calazans. “É importante dar voz a isso, porque as mulheres sempre tiveram o corpo reprimido a padrões da sociedade. Essa é uma oportunidade única para dançar a arte que nos habita e trazer à tona os nossos potenciais em uma incrível esfera artística.”

Serão quatro ensaios para a criação da performance artística em 28 de janeiro, 11 e 25 de fevereiro e 11 de março, sempre das 14h às 18h, no Setor de Autarquias Norte.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Diversidade

O espetáculo, explica Cleani, será concebido por meio da soma das vivências, dos saberes e da expressividade de cada uma das participantes. O projeto conta com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

A professora Cheila de Souza Luiz, 50, conheceu o projeto pelas redes sociais e participou da oficina realizada no Pôr do Sol. A experiência foi tão positiva que, agora, além de participante do espetáculo, ela está ajudando na parte técnica da montagem.

“Estava procurando algo que me conectasse com outras mulheres e fiquei muito feliz em encontrar o projeto”, conta a professora “A maior riqueza é a diversidade. Todas as mulheres podem ser realmente quem são, celebrando a unicidade em ser quem é.”

Serviço – Projeto MulherÁrvore
? Inscrições pelo ?WhatsApp (61) 9815.71351 ou Instagram @projetomulherarvore
?
Local dos ensaios: Centro de Dança do DF – Setor de Autarquias Norte (SAN), Quadra 1, Bloco E
?
Datas: 28/1, 11/2, 25/2 e 11/3, sempre das 14h às 18h.