27/01/2023 às 18:12, atualizado em 27/01/2023 às 18:14

Final da Supercopa do Brasil 2023 terá plano especial de segurança

Partida entre Flamengo e Palmeiras será disputada neste sábado (28), no Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) elaborou um Protocolo de Operações Integradas (POI) para a partida de futebol entre Flamengo e Palmeiras, que ocorrerá a partir das 16h30 deste sábado (28), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Os portões serão abertos às 13h30. O evento marca a final da Supercopa do Brasil 2023.

Arte: Ascom SSP-DF

O planejamento prevê que o acesso dos torcedores seja feito nos extremos do estádio: a torcida do Flamengo, na ala norte (voltada para o Autódromo Nelson Piquet) e a torcida do Palmeiras, na ala sul (voltada para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães). A entrada das torcidas organizadas será coordenada pela Segurança Pública e ocorrerá pelos portões 21 (Flamengo) e 9 (Palmeiras). Haverá revista de unidades especializadas da Polícia Militar do DF (PMDF) e da Força Nacional.

Na parte interna do estádio, a separação das torcidas será feita por meio de dois bolsões de 20 metros de comprimento cada um, compostos estruturalmente por gradis fixos de cerca de três metros de altura. Esses bolsões serão utilizados para logística e mobilidade das forças de segurança, incluindo tropa de choque. A orientação da SSP/DF é que os torcedores cheguem mais cedo, a fim de evitar filas e aglomerações na entrada do estádio.

Os ambulantes autorizados estarão alocados no estacionamento do Planetário. O DF Legal vai atuar, juntamente com a PMDF e o SLU, no combate da atividade irregular de ambulantes, principalmente antes e após a partida, de modo a garantir maior mobilidade e segurança dos torcedores. Está vedada a venda de ingressos por cambistas.

Para o interventor federal na segurança pública do Distrito Federal e secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, a realização de um evento desse porte na capital federal é muito importante: “O Distrito Federal viveu um momento muito difícil no dia 8 de janeiro, como todos acompanharam, um dia triste e inaceitável para a democracia brasileira. Tenho plena confiança nas forças de segurança do Distrito Federal para que o jogo possa ser realizado aqui com tranquilidade e máxima segurança”, afirmou

Arte: Ascom SSP-DF

Itens proibidos

Não será permitida a entrada de torcedores ao estádio com os seguintes itens: qualquer objeto que produza fogo, calor e fumaça; sinalizadores; fogos de artifício; qualquer artefato explosivo; capacete; garrafas, copos e similares; guarda-chuva; carrinho de bebê; frascos de perfume; bandeiras maiores de 2×2; cigarro eletrônico tipo vape; materiais perfurocortantes; drones e outros que representem riscos ou que caracterize manifestação de caráter político e similares.

Forças de segurança

A Polícia Militar fará a escolta das torcidas organizadas (incluindo os pontos de concentração), revista pessoal e controle dos instrumentos e bandeiras permitidas na chegada dos ônibus nos bolsões de estacionamento. A PMDF contará com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante toda a operação.

O Corpo de Bombeiros vai empregar guarnições de prevenção e combate a incêndio e de atendimento pré-hospitalar, além de atendimentos de socorros de urgência e avaliação de possíveis riscos de acidentes.

A Polícia Civil reforçará os efetivos de plantão nas delegacias responsáveis pelas áreas abrangentes ao evento, caso seja necessário, e estará de prontidão para apoiar a PMDF nas linhas de revistas, a fim de fazer-se cumprir também as normas que disciplinam a comercialização e o uso de fogos de artifício e artifícios.

Trânsito e mobilidade

O Detran-DF será responsável pelo trânsito para a realização do jogo, de forma a garantir maior fluidez, segurança dos usuários das vias antes, durante e após o término da partida.

A partir das 17h de sábado, será feita a inversão no sentido de circulação no lado norte da via que contorna o estádio. Para os veículos do estacionamento norte, que liga a Epia ao Palácio do Buriti, a via funcionará em sentido único e anti-horário levando o fluxo de veículos para a DF-010. Os veículos do estacionamento Sul serão direcionados para a Via N1, no sentido horário.

O departamento disponibilizará painéis de LED contendo as indicações no trânsito para orientar os condutores, e a fiscalização auxiliará os pedestres na travessia da via N1, na altura do Planetário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os veículos de transporte por aplicativo e táxis estarão autorizados a embarcar e desembarcar passageiros nos três pontos a eles destinados: na entrada do estádio, em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães; na entrada A-12 e A-10, localizada em frente ao Ginásio Nilson Nelson; e na entrada A-4, pela via SRPN, Trecho 1, próximo ao balão de acesso à Via N2.

Serão disponibilizados os estacionamentos internos do Parque da Cidade, setores Hoteleiros Sul e Norte, e anexo do Palácio do Buriti como estacionamentos públicos. O Detran e a PMDF fiscalizarão estacionamento irregular de veículos no entorno da Arena BRB, Parque da Cidade, gramado da área central e adjacências, conforme as normas do CTB.

O Metrô-DF funcionará normalmente das 5h30 às 23h30 (horário habitual de sábado) e concentrará trens reserva na Estação Central, para caso de necessidade de aumento de oferta. O policiamento será reforçado no local.

*Com informações da SSP-DF