31/01/2023 às 10:34, atualizado em 31/01/2023 às 13:50

Roqueiro brasiliense celebra 25 anos de estrada com minidocumentário

Nome conhecido na cena do pop rock do DF, Joe Torquato lançou material produzido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC)

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Nome conhecido na cena do pop rock do Distrito Federal, o músico Joe Torquato acaba de lançar um minidocumentário para contar um pouco de seus 25 anos de carreira. O filme faz parte de um pacote inaugurado em dezembro do ano passado com um show e o lançamento do álbum Joe 25 Anos de Música. O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (FAC), no valor de R$ 40 mil.

O guitarrista Kiko Peres, do Natiruts (E), um dos parceiros de Joe (D) no filme: “Ele é um cantor incrível. Além de feeling, tem técnica muito boa, canta em português e inglês e manda ver em variados estilos” | Foto: Divulgação/Daniel Bueno

O vídeo mescla uma entrevista com o músico e momentos da gravação do álbum em estúdio com a parceria de quatro instrumentistas. “O minidoc tem 11 minutos, e ficamos felizes com o resultado, já que em pouco mais de uma semana foram 7 mil visualizações”, destaca Joe. “A música deu ritmo à minha vida, me deu amigos, alegria e a oportunidade de fazer o que amo, e isso é mostrado neste documentário”, pontua o cantor. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A temporada de 2022 foi movimentada para Joe Torquato. As nove faixas do álbum ganharam as plataformas de streaming (transmissão de conteúdo online). O show de dezembro, que teve plateia lotada em um empório no Jardim Botânico, inspirou o artista a lançar vídeos para cada uma das músicas em seu canal – são cinco, e quatro estão em preparo. 

Boa música

O trio que acompanha Joe tem o guitarrista Kiko Peres, da banda Natiruts, o baterista Cláudio Leola, o tecladista Nino Rodrigues e, no baixo, Persus Ramos.

“Kiko é um amigo, um parceiro musical há mais de 20 anos que conheci através do produtor musical Geraldo Horta”, conta Joe. “Participei com ele do Tributo a Lenny Kravitz; interpretamos canções do Jimi Hendrix, um ídolo nosso, e seguimos fazendo bons trabalhos. A produção e o arranjo musical do álbum são dele”.

Depois de duas décadas cantando em casas de show, boates da capital e alguns espetáculos, Joe acredita que o momento é tornar o seu trabalho mais conhecido do público candango. “A maioria das músicas é minha, e outras são parceria”, diz. “O material tem muita qualidade, bons músicos, e acho que vai reverberar bem”.

Kiko Peres endossa: “Ele é um cantor incrível. Além de feeling, tem técnica muito boa, canta em português e inglês e manda ver em variados estilos – rock, soul, rhythm and blues ou black music”.

Assista ao minidocumentário.