04/02/2023 às 14:12, atualizado em 04/02/2023 às 17:52

Dia Mundial do Câncer: prevenção, diagnóstico inicial e tratamento adequado

O Hospital de Base é o único centro de alta complexidade em oncologia do Distrito Federal e realiza 22 mil consultas em oncologia clínica e 550 cirurgias oncológicas por ano

Por Agência Brasília* | Edição: Isaac Marra

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, tem como objetivo conscientizar e mobilizar pessoas, instituições e governos sobre o tema. “Nesta data, precisamos ter em mente a prevenção, o diagnóstico inicial e o tratamento”, ressalta o gerente-geral de Assistência do Hospital de Base, Bruno Sarmento.

Segundo dados do Instituto do Câncer (Inca), de 2020, atualmente o câncer é a segunda causa de morte no Brasil. Estima-se que, em 2029, será a primeira. Gerido pelo IgesDF, o Hospital de Base é referência no tratamento oncológico de alta complexidade. O hospital oferece três tipos de tratamento: cirúrgico, quimioterápico ou sistêmico e de radioterapia. Por ano, são realizadas no Hospital de Base 22 mil consultas em oncologia clínica, 550 cirurgias oncológicas e tratados 600 pacientes na radioterapia. O hospital também é referência para o tratamento de pacientes onco-hematológicos.

O Hospital de Base oferece cirurgias para tratamento de câncer em mastologia, ginecologia oncológica, cirurgia geral, cirurgia torácica, urologia, proctologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia oncológica. Além dos cuidados paliativos, da clínica da dor e da nutrição oncológica

Bruno Sarmento explica que o HB se destaca e é referência no tratamento oncológico por reunir praticamente todas as equipes de especialistas e as multidisciplinares no mesmo local. “Isso melhora o tratamento que oferecemos, os resultados alcançados e proporciona mais comodidade aos nossos pacientes”, destaca o médico.

Foto: Davidyson Damasceno/Ascom Igesdf

“A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais”, reforça Girardi. Foto: Davidyson Damasceno/Ascom IgesDF

Chefe da Unidade de Oncologia Clínica do Hospital de Base, Daniel da Motta Girardi reforça o fato de o hospital ser o único centro de alta complexidade em oncologia do Distrito Federal, um centro de referência para o tratamento de câncer como um todo, incluindo todos os tipos de neoplasia. “O nosso diferencial realmente é ter todas as especialidades dentro do hospital. Tudo o que o paciente precisa para o tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) está no Hospital de Base”, ressalta o médico.

De 30% a 50% das mortes por câncer podem ser evitadas. “A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais”, reforça Girardi. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cinco atitudes fundamentais para reduzir o risco de câncer: interrupção do tabagismo, controle da obesidade, vacinação em dia, alimentação saudável e realização de 150 minutos semanais de atividade física. Esses hábitos podem diminuir em até 30% o risco de surgimento de câncer.

No caso das mulheres, o câncer de mama é o mais comum. Nos homens, é o câncer de próstata. É importante estarmos atentos ao nosso corpo e a qualquer alteração. “Precisamos estar sempre vigilantes e fazermos os exames de rotina para, se identificarmos qualquer doença, podermos tratá-la o mais rápido possível”, destaca o médico.

 

Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer – Lançada nesta sexta (3), na CLDF, a frente tem como objetivo propor ações de acompanhamento quanto às unidades de saúde voltadas para o tratamento oncológico. Mariela Souza de Jesus, presidente do Igesdf, participou do lançamento da frente como convidada, “tenho certeza de que esse olhar especial ao enfrentamento ao câncer será um ganho para as unidades de saúde e consequentemente para a população. Sabemos que o câncer é uma doença que maltrata muito o paciente e que seu diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso das terapias, por isso também precisamos de mais investimentos destinados à oncologia” disse.