05/02/2023 às 19:52

Filme celebra a arte da dança e a W3 Sul

Longa dirigido pela coreógrafa brasiliense Laura Virginia estreia no Cine Brasília nesta segunda (6), com entrada gratuita

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A memória de uma das mais tradicionais avenidas de Brasília é retratada por meio da dança no filme W3 Sul Hortas y Pomares. O longa agridoce e bem-humorado estreia no Cine Brasília (106 Sul) nesta segunda-feira (6), em noite de exibição gratuita. A produção contou com recursos do Fundo de Apoio da Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), para sair do papel.

“Eu diria que é um filme positivo, solar, sobre a vida, um filme sobre o prazer profundo de quem dança”, afirma a diretora do longa, Laura Virginia | Foto: Divulgação

Com direção da multiartista e coreógrafa brasiliense Laura Virginia e fotografia do premiado Breno César, o trabalho é inédito dentro do gênero no Centro-Oeste. A ideia de fazer um filme poético sobre a dança vivida na W3 Sul partiu das vivências da própria diretora. Na avenida, ao longo de seus 30 anos de carreira, Laura estudou, dançou e viveu incontáveis histórias com coreógrafos, professores, bailarinos e diretores.

“A narrativa de W3 Sul tem na essência honrar a memória e celebrar a continuidade da arte da dança, mesmo com todos os desafios e esforços para mantê-la”, destaca a diretora. “Eu diria que é um filme positivo, solar, sobre a vida, um filme sobre o prazer profundo de quem dança. Aprendi a amar Brasília brincando por essa cidade-pomar e seus pilotis.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com Laura, a idealização do filme data de uma época anterior à existência do FAC. Ela reconhece a importância dos recursos disponibilizados pela Secec para a execução do projeto. “O fundo abriu um canal de diálogo com a classe artística”, comenta. “É um incentivo de extrema importância para quem faz cultura na cidade”.

O longa tem direção de arte assinada pela arquiteta, cenógrafa, figurinista e atriz Maria Villar. A trilha sonora é do pioneiro da videodança no Brasil, Marcelo Sena. O elenco reúne, ainda, grandes nomes da dança de Brasília, como Rosa Coimbra, Yara De Cunto, Regina Corvello, Monica Berardinelli, Camillo Vacalebre, Noara Beltrami, Janaína Moraes, Mariana Pimentel, Oscar Ricarte e Carol Barreiro.

W3 Sul Hortas y Pomares

? Estreia: segunda-feira (6)
? Local: Cine Brasília (106 Sul)
? Horário: 20h
? Gratuito
? Classificação indicativa livre.