22/02/2023 às 12:10, atualizado em 03/03/2023 às 15:55

CarnaMuseu movimenta a folia com mistura de ritmos

Festa criada há sete anos foi uma alternativa diferente para o Carnaval de Brasília

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em uma edição especial no Memorial dos Povos Indígenas, o bloco CarnaMuseu movimentou a cena carnavalesca de Brasília em uma festa que começou no dia 16 e terminou na terça-feira (21). Foram diversos ritmos, numa mistura cultural que incorporou samba, maracatu, carimbó e rock. 

Proposta do CarnaMuseu é ampliar espaço para foliões alternativos | Foto: Lázaro Mendes/Divulgação/Secec

De acordo com o organizador do bloco, Márcio Apolinário, o evento gerou ao todo 100 empregos diretos e 50 indiretos. Este ano, com aporte de R$ 149 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o CarnaMuseu reuniu cerca de 8 mil pessoas. 

O bloco surgiu há sete anos, no Cruzeiro, e já passou por diversos espaços de Brasília. A proposta, lembra Márcio Apolinário, é criar opção para quem quer apreciar gêneros musicais além dos tradicionais de Carnaval, sem abrir mão da folia. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Tivemos vários artistas, entre eles DJ Léo, VJ Pena, CarnaReggae com PlantaE, Batalha do Museu e Bloco Punk Rock, reunindo muita diversidade nesse Carnaval”, relata o organizador. “Para fechar a terça-feira de folia, contamos com show do grupo Pinga Fogo. Mesmo com o tempo nublado, o público foi fiel e chegou para curtir.”

A foliã Priscila Taguatinga guardou a noite de terça-feira (21) para se divertir. “Vim com o meu pai para aproveitar o carimbó, pois queríamos matar as saudades das tradições nortistas com tranquilidade”, disse. 

CarnaMuseu movimenta a folia com mistura de ritmos

*Com informações da Secec