08/03/2023 às 19:10

Festa para as mulheres no Cras Sobradinho II

O público feminino atendido na unidade socioassistencial teve dia de música, dança, lanche e sorteio de brindes em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Um dia de festa com música, dança e homenagens às mulheres atendidas na unidade. Foi com esse intuito que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sobradinho II organizou, nesta quarta-feira (8), uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Teve apresentação de dança, lanche, palestras, massagem e sorteio de brindes. O Cras também contou com a contribuição de parceiros e voluntários. A unidade faz parte da rede de proteção social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

“Ações como essa do Cras Sobradinho II são importantes para resgatar a autoestima e valorizar as mulheres atendidas nas nossas unidades socioassistenciais. São pessoas, mães de famílias em vulnerabilidade social que estão tendo um dia delas, para elas. O Dia Internacional da Mulher é uma data de reflexão, de reforçar a importância de termos uma sociedade que preza pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. No DF, a Sedes, por meio da contribuição das nossas servidoras, tem tido papel fundamental nessa garantia de direitos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

“Foi muito maravilhoso, nunca tinha visto isso e eu moro aqui em Sobradinho há anos. Eu vim aqui no Cras para resolver uma questão e acabei ficando para aproveitar a festa”, conta a autônoma Carmem Mariana, de 45 anos, beneficiária do Auxílio Brasil.

Mulheres atendidas no Cras Sobradinho II tiveram dia de festa com música, dança, lanche e sorteio de brindes, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher | Fotos: Renato Raphael/Sedes

Claudete Ferreira, 56 anos, também mora na região e é referenciada no Cras Sobradinho II desde a inauguração da unidade, em 2011. Os seus dois netos, Ayla e Pedro Lucas, foram convidados pela equipe do Cras para fazer uma apresentação de caratê. “Eu vim para acompanhar meus netos, moro aqui perto. O evento está ótimo, estamos aproveitando muito”, diz. “O esporte tem feito muito bem aos meus netos, minha neta já ganhou medalha, é faixa roxa em caratê. Coloquei Pedro Lucas há dois anos. Antes, era dia e noite na rua.”

Além da ação do Dia Internacional da Mulher, o Cras Sobradinho II tem uma programação de eventos mensais com temas variados

Uma das parceiras foi a servidora aposentada Tamatatiua Freire, diretora artística do Bumba Maria Meu Boi, projeto do Instituto Rosa dos Ventos. O grupo, formado por 15 mulheres que moram nas regiões de Sobradinho e Planaltina, faz apresentações de música inspiradas no bumba meu boi. “Hoje, fizemos uma demonstração para abrir o evento e falar para essas mulheres da importância de participar e fortalecer a cultura popular. Aqui no Bumba Maria Meu Boi cabem pessoas de todas as idades e todas as cores”, ressalta.

De acordo com a gerente do Cras Sobradinho II, Verônica Inácio da Silva, cerca de 90 pessoas participaram da ação nesta quarta. “Para nós, é uma satisfação poder fazer esse evento para as mulheres atendidas na nossa unidade. Esse é o primeiro evento de 2023, é só o começo. Elas estão adorando. O nosso público é a maioria mulheres que acessam a política de assistência social. É uma honra poder fazer essa homenagem”, ressalta.

Além da ação do Dia da Mulher, o Cras Sobradinho II tem uma programação de eventos mensais com temáticas diversas, como paternidade, educação financeira, direitos sociais, entre outras.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social