10/05/2023 às 12:14, atualizado em 30/05/2023 às 20:18

Concluída pavimentação das vias que ligam Túnel de Taguatinga e Elmo Serejo

‌As duas pistas, que permitem entrada e saída da passagem subterrânea, terminaram de ser asfaltadas nesta quarta (10)

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Nada mais de terra ou cascalho. A ligação entre a Avenida Elmo Serejo e o Túnel de Taguatinga já está totalmente pavimentada. As duas pistas receberam, nesta quarta-feira (10), a última das três camadas de asfalto. E agora estão prontas para ganharem meio-fio e sinalização horizontal.

Cada uma das conexões do túnel com a Elmo Serejo tem 120 m de comprimento e três faixas de rolamento. Enquanto uma pista dá acesso ao túnel para quem segue até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a outra permite sair da passagem subterrânea em direção a Ceilândia.

Cada uma das conexões do túnel com a Elmo Serejo tem 120 m de comprimento e três faixas de rolamento | |Secretaria de Obras/ Divulgação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?Segundo o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra, a pavimentação das vias consumiu cerca de 1.100 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). “Foram três camadas de asfalto com 5 cm de espessura cada, espalhado e compactado a uma temperatura de 145º C”, detalha.

A construção das duas vias começou em dezembro, com a escavação da área. No mês passado, a sub-base foi feita com rachão. “Por cima, espalhamos 300 toneladas de pó de pedra para fazer o nivelamento”, calcula José Alfredo. A base foi executada com duas camadas de brita graduada simples (BGS). E, antes de receberem o asfalto, as vias foram imprimadas.

Concluída pavimentação das vias que ligam Túnel de Taguatinga e Elmo Serejo