28/05/2023 às 19:26, atualizado em 28/05/2023 às 22:01

Fiéis comemoram o Espírito Santo em festa de Pentecostes no Taguaparque

GDF prestou apoio logístico para realização do evento de sexta (26) a este domingo (28);Missa de celebração contou com presença do governador Ibaneis Rocha

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Mais de um milhão é o total estimado de fiéis que se reuniram entre sexta (26) e domingo (28) para a celebração de Pentecostes, no Taguaparque. A preparação para a festividade ocorreu durante a festa do Divino, na qual os católicos passaram nove dias em oração e jejum para viver e celebrar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe, Maria e outros seguidores.

Momento de fé: celebração reuniu em torno de mil católicos do DF e do Entorno | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

[Olho texto=”“É uma festa maravilhosa que reúne os cristãos do Distrito Federal. Nós estamos aqui para louvar e agradecer a Deus pelas bênçãos em nossa cidade”  ” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

A missa de Pentecostes, neste domingo (28), contou com a participação do governador Ibaneis Rocha e da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. Durante essa celebração, estiveram presentes mais de 300 mil fiéis de Brasília e do Entorno. A festa de Pentecostes é o terceiro maior evento da Igreja Católica, ficando atrás apenas do Natal e da Páscoa. Cerca de 1,7 mil pessoas trabalharam na organização do evento.  

Para que a festa ocorresse com a tranquilidade que a data requer, os fiéis contaram com o reforço do Governo do Distrito Federal (GDF) em logística de trânsito, transporte e segurança, com o empenho de 127 bombeiros e equipes distribuídas em 17 viaturas. 

A aposentada Albiracy Soares frequenta a celebração há 23 anos: “Eu já recebi muitas bênçãos, e não perco esse evento por nada”

O governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância do evento para os fiéis de Brasília: “É uma festa maravilhosa que reúne os cristãos do Distrito Federal. Nós estamos aqui para louvar e agradecer a Deus pelas bênçãos em nossa cidade”. 

Tradição 

O coordenador-geral do evento, Luciano Miziara, lembra que a festa já é tradição no Distrito Federal: “Há 25 anos a gente comemora essa festa que atrai multidões”. É gente como a aposentada Albiracy Soares, que  se emocionou ao relembrar a trajetória de milagres originários do Espírito Santo. “Já tem 23 anos que eu venho”, contou. “Isso aqui é maravilhoso, Deus está presente. Eu já recebi muitas bênçãos, e não perco esse evento por nada”.

A analista de suporte Daniela Santos, 39, falou sobre a sensação de acompanhar de perto o movimento dos fiéis: “Esse é o segundo ano em que venho. É muito bonito ver a emoção do povo para pregar a palavra de Deus. Não deixo mais de vir”. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Vacinação

Equipes da Secretaria de Saúde (SES) também estiveram presentes na celebração de Pentecostes em Taguatinga. Cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estiveram à disposição da população interessada em se vacinar contra a gripe. Aproximadamente mil pessoas se imunizaram. 

Para cobrir os três dias de Pentecostes, foram destacadas duas ambulâncias, duas motolâncias e recursos para atendimento de múltiplas vítimas. Com as 500 doses administradas até as 19h deste domingo (28), a SES registra a imunização de 1.120 pessoas, durante o período da celebração. 

Fieis comemoram a descida do Espírito Santo durante festa de Pentecostes no Taguaparque